Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fatores de risco

Conheça cuidados básicos para evitar o AVC

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 out 2019 às 10:23

Compartilhar notícia

- Divulgação/Ministério da Saúde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando uma pessoa tem um AVC (Acidente Vascular Cerebral), cada minuto é importante para salvar sua vida e diminuir a gravidade das sequelas. Ainda que o atendimento e tratamento à doença tenham melhorado significativamente ao longo dos anos, o famoso ditado de que "prevenir é melhor do que remediar” torna-se ainda mais válido nesse caso: é preciso, prioritariamente, dedicar-se à prevenção dos fatores de risco.

Segundo Sheila Ouriques Martins, médica membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), presidente da Rede Brasil AVC, vice-presidente da Organização Mundial de AVC e coordenadora da campanha mundial 2019, mais de 80% dos casos da doença podem ser evitados pelos cuidados com os aspectos que ameaçam à saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Preservar-se do tabagismo e do alcoolismo, controlar a hipertensão arterial, a diabetes, o colesterol alto e a arritmia cardíaca, praticar atividades físicas e manter uma alimentação adequada são as principais atitudes a serem tomadas para não ser a próxima vítima.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


"Muitas pessoas têm conhecimento dos métodos de prevenção, mas não praticam. Temos uma população cada vez mais obesa, sedentária, com uma dieta desequilibrada. A situação é muito preocupante”, alerta Sheila. Ela afirma que certas doenças associadas ao AVC, como a hipertensão arterial, são assintomáticas, o que dificulta a procura por ajuda médica.

Publicidade


Para auxiliar na adoção de hábitos saudáveis pela população, a Rede Brasil AVC lançou no País o aplicativo gratuito "Riscômetro do AVC”, que calcula a possibilidade de o paciente ser acometido pela doença e dá dicas pertinentes às mudanças no estilo de vida.


No Dia Mundial do Combate ao AVC, comemorado em 29 de outubro, a ideia da especialista é "unir vozes parar falar sobre a doença e chamar a atenção das pessoas para esses cuidados primários”.

Publicidade


O lema da campanha em 2019 é: "1 em cada 4 de nós terá um AVC ao longo da Vida! Não deixe que seja você”. A ideia é chamar a população brasileira para contribuir com a própria saúde. "A prevenção deve ser sempre prioridade. Queremos empoderar às pessoas para que elas reconheçam os fatores de risco e mudem os hábitos de vida. Só assim as chances de desenvolver um AVC diminuirão drasticamente”, afirma.


Em situação de alerta, o ideal é chamar o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) por meio do telefone 192 ou dirigir-se rapidamente ao hospital mais próximo.

É importante destacar que, no Brasil, a campanha do AVC vai ocorrer de 26 de outubro a 3 de novembro. Quem quiser participar de alguma forma pode se inscrever pelo e-mail [email protected].


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo