O Sayana Press é um contraceptivo desenvolvido para ajudar o controle familiar de países pobres. Ele custa apenas US$ 1 e seu mecanismo permite a aplicação com facilidade, sem a necessidade de profissionais de saúde.
O contraceptivo contém uma agulha menor e não utiliza a seringa tradicional. Para aplicá-lo, basta aplicar a agulha no braço e pressionar a borracha com o medicamento. O Sayana Press foi desenvolvido em parceria com a Gates Foundation, Children's Investment Fund Foundation e a farmacêutica Pfizer.
O medicamento tem em sua composição o Depo-Provera nome comercial atualmente utilizado pela empresa Pfizer. É indicado como contraceptivo (supressão da ovulação). É um anticoncepcional injetável de ação prolongada, que deve ser administrado em intervalos de 12 a 13 semanas, sendo no máximo a cada 13 semanas (91 dias).
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Sayana Press
Um acordo foi assinado para tornar o contraceptivo disponível para mulheres nos 69 países mais pobres do mundo. Segundo os desenvolvedores, o próximo passo é fazer com que as mulheres consigam aplicar sozinhas a injeção.
(Com informações catraca livre)