Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sincronia

Corpo e mente em equilíbrio contribuem para vida saudável

Redação Bonde com assessoria de imprensa
04 abr 2014 às 16:52

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na próxima segunda-feira (07), será comemorado o Dia Mundial da Saúde. Para manter uma vida saudável e garantir o bom funcionamento do coração é fundamental ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e cuidar do corpo e da mente.

A cardiologista Yara Aguiar explica que esses três pilares têm grande influência no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. "Manter um estilo de vida saudável previne doenças e, também, minimiza os efeitos das patologias, melhorando a condição dos pacientes já acometidos por cardiopatias".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dra. Yara explica que a alimentação deve ser equilibrada, rica em verduras, legumes e frutas. É importante, também, dar preferência às carnes magras e restringir o consumo de alimentos industrializados. "Alguns alimentos que têm gordura e sal em excesso, como embutidos e frituras, podem levar ao desenvolvimento da hipertensão arterial, à formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos e, consequentemente, ao infarto agudo do miocárdio", detalha a especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Além disso, para melhorar as condições do corpo, o ideal é praticar atividades físicas regularmente. "Os exercícios com frequência de pelo menos três vezes por semana, durante meia hora (no mínimo), já ajudam no tratamento das doenças cardiovasculares. Essa prática pode até levar à diminuição da quantidade de medicamentos utilizados, por exemplo", ressalta a médica.

Por fim, a cardiologista alerta para a importância do bem-estar mental. "Pessoas que sofrem estresse contínuo têm maiores riscos de desenvolver problemas cardiovasculares. A tensão do dia-a-dia afeta o organismo, aumentando a frequência cardíaca, a pressão arterial e contribuindo para o descontrole da glicemia", finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo