Atualmente, para a maioria das crianças, a diversão é dentro de casa ou apartamento. Brincadeiras como subir em árvores no esconde-esconde, jogar futebol em terrenos baldios, correr em carrinho de rolimã, queimada foram deixadas de lado e substituídas pela televisão, computador e videogame. Sem contar com a agenda corrida de colégio, curso de línguas, educação física, quase sempre carregando bastante peso na mochila. Isso tudo, além de estressar os pequenos ainda gera sequelas na postura, entre outros problemas. Para tratar tudo isso, o Método Pilates pode ser uma poderosa ferramenta.
Os benefícios dessa prática para os pequenos em desenvolvimento são proteção do sistema locomotor, a melhora na postura, no sono e no alongamento, além de diminuir o stress proporcionando relaxamento e bem estar. Para a especialista e proprietária de um estúdio de pilates Santo Corpo, Priscila Guimarães, apesar dos benefícios que o método pode proporcionar, é importante o acompanhando médico.
"A respiração juntamente com todo cuidado na organização postural parte do conjunto de princípios que regem o método Pilates, podem ser bastante benéficos quando aplicados nas idades em questão", pontuou Priscila.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Segundo ela, a a aula de pilates para crianças deve ser lúdica. "Quanto mais novos, mais a aula deve ser dinâmica com ampla variabilidade de exercícios e aparelhos que conquistam imediatamente. É um método onde a palavra monotonia está eliminada e a garotada se entusiasma imediatamente", explicou.