Os pés carregam o mapa do corpo humano. Neles estão inúmeras terminações nervosas que são sensíveis ao toque. Andar descalço na grama, por exemplo, normalmente causa uma sensação de prazer. Mas, especialistas utilizam essa sensibilidade além do bem-estar. "Se os pés forem estimulados de forma de correta podem proporcionar alívio para distúrbios de qualquer parte do corpo", garante Elaine Quintella, coordenadora operacional do Ohm Urban Spa.
Esse trabalho normalmente é feito pela reflexologia, uma massagem oriental nos pés. "É uma espécie de acupuntura sem agulhas. Todos os pontos são estimulados pela pressão das mãos da terapeuta", explica Elaine. Além disso, cuidar dos pés também trabalha a mente e ajuda tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças. Mas no Ohm Urban Spa, os pés recebem um cuidado especial. Antes da reflexologia é possível fazer o Spa do Pé. Um ofurô de madeira pequeno, próprio para esta parte do corpo, é feito antes da terapia. Na água morna, que pode ser acrescentada de óleos essenciais, vinho ou leite, de acordo com o objetivo, também encontramos pedras "preciosas".
Segundo Elaine, o segredo está nas pedras "preciosas", que têm esse nome pelo poder curativo que apresentam. "Normalmente as pedras não são usadas nesse ofurô, mas nós aplicamos essa técnica e o resultado é surpreendente. A pessoa desliza a planta do pé sobre as pedras, massageando todos os pontos. Depois do ofurô e da reflexologia, uma música tranquila e um chá quentinho permitem que se sintam todos os efeitos da massagem e das pedras. "A sensação é única e vale a pena", indica Elaine.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Elaine conta que o principal benefício é o relaxamento. "Quando diminuímos a tensão, a irrigação sanguínea melhora e restabelece a harmonia entre todas as funções do corpo, combatendo o estresse". Antigamente já se fazia a imersão dos pés em água morna, o famoso escalda pés. Mas, nessa época o objetivo é apenas garantir o descanso das pernas e, hoje se busca o relaxamento total (com Lide Multimídia – Assessoria de Imprensa).