Durante a primavera, as crises alérgicas se acentuam, aumentando principalmente os casos de asma, rinite alérgica, conjuntivite e outros problemas causados pela alergia ao pólen, que as flores soltam nessa época do ano. A saúde pode ser ainda mais afetada por causa do tempo seco e da variação de temperatura. Essas alergias são conhecidas como sazonais ou primaveris e costumam atingir mais os adolescentes e jovens adultos do que as crianças.
Para diminuir as crises alérgicas nessa época do ano é necessário diminuir o contato com os fatores desencadeantes de crises, como o pólen, os ácaros, as fungos e as bactérias. Uma atitude que pode ajudar é fechar as janelas e usar ar condicionado para filtrar o ar. De acordo com Renata Fiderighi, consultora do sono da Duoflex, a alergia é uma reação exagerada do organismo diante do contato com agressores ambientais, como os ácaros, por exemplo. E os cuidados com a conservação do travesseiro são essenciais no combate a esses parasitas, pois, mesmo que o travesseiro apresente uma aparência perfeita, ele pode ter ácaros.
Segundo ela, o ácaro é o principal agente de substâncias causadoras de alergias numa casa se proliferando nas camas, colchões e travesseiros cujo grau de umidade e presença de materiais orgânicos são favoráveis para sua reprodução. Esses micro-organismos são poluentes biológicos e agridem ainda mais as pessoas alérgicas, colaborando para um sono de má qualidade. "São eles os possíveis causadores de conjuntivite, eczema, sensação de peito fechado à noite, espirros, coceira nas mãos ou face, corrimento ou bloqueio e até mesmo asma", explica.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
A vida útil de um travesseiro é, em média, de cinco anos de uso, mas é recomendado que se faça a troca de dois em dois anos, pois a prolongação do seu uso pode ser uma grande fonte de contaminação e alergias. Tudo isto pode ser minimizado com o uso de travesseiros com tratamento antiácaros. A Duoflex foi a primeira empresa a desenvolver no Brasil travesseiros com espuma antiácaro em parceria com uma companhia suíça. Este tratamento compõe a fabricação da espuma, sendo, portanto, permanente e seguro, ao contrário de borrifações e saches, métodos temporários e arriscados. Além disso, evita que os ácaros se instalem nos travesseiros gerando mais conforto e segurança para toda a família.