Embora muitas pessoas se submetam aos tratamentos estéticos para melhorar a aparência da pele, os especialistas explicam que cuidados diários ajudam a revigorar a face.
Para isso, uma rotina de desintoxicação da pele além de ajudar a manter a jovialidade, ainda favorece a saúde da pele do rosto.
A boa notícia é que dá para fazer o procedimento em casa.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Como fazer
De acordo com profissionais, o passo a passo deve ser feito em três noites e é feito com um ciclo. Assim, ao término do terceiro dia, no dia seguinte inicia-se um novo detox. Porém, antes de todo o procedimento deve-se seguir uma rotina de cuidados:
- Retirar toda a make com demaquilante;
- lavar o rosto com sabonete facial (espuma ou líquido);
- tomar banho quente para que o vapor da água abra os poros;
- tonificar a pele com receita caseira: bata no liquidificador metade de um copo de soro fisiológico com 3 cm de pepino até ficar bem líquido. Umedeça dois algodões no tônico e aplique sobre o rosto. Não precisa enxaguar.
Detox facial
Primeiro dia (hidratação): os especialistas explicam que pode ser feito com qualquer creme hidratante desde que a pele o aceite sem indícios de irritação e vermelhidão.
Segundo dia: o procedimento utilizado no segundo dia irá depender da idade. Mulheres até 30 anos devem aplicar um creme específico para o seu tipo de pele ou que combata os males do rosto como, por exemplo, creme controlador de oleosidade ou para espinhas. Vai depender da necessidade e particularidade de cada uma. Já as mulheres acima dos 30 devem investir em um creme antienvelhecimento.
Terceiro dia: os especialistas ensinam a finalizar o ciclo detox com cremes com ácidos (citados abaixo), que são apropriados para pele com manchas, fotoenvelhecida e com acne.
- Ácido glicólico: proveniente do leite, ele penetra facilmente na pele e não é agressivo. Machuca controladamente a camada superficial da pele, provocando uma reestruturação celular. As células envelhecidas escamam, ajudando no rejuvenescimento, além de auxiliar na formação de colágeno.
- Ácido retinóico ou salicílico: promovem o mesmo efeito e podem ser usados em peles mais maduras.
- Ácidos de frutas: mais leves, podem ser usados por adolescentes.
Atenção: ainda, se acordo com especialistas, os cremes com ácidos podem ser usados sem prescrição, com exceção das gestantes, pois não fazem mal à saúde ou à pele. Entretanto, caso haja irritação, suspenda o uso e procure um dermatologista.
(com informações do site Na Telinha)