Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Já ouviu falar?

Dores de cabeça "eternas" podem ser provocadas pela DTM

Redação Bonde
03 nov 2010 às 16:30

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Disfunção Temporo Mandibular (DTM) é uma doença que atinge homens e mulheres em todo o mundo. No entanto, um estudo feito em Seatle, Estados Unidos, mostra que 85% das pessoas que procuram tratamento são mulheres na faixa dos 15 a 45 anos.

A DTM pode ser provocada por vários fatores, entre eles a distensão dos ligamentos da mandíbula, dor nos músculos da mastigação, má oclusão, perda de dentes, o hábito de roer unhas, disco da mandíbula descolado ou mal posicionado e vários outros. Os sintomas mais comuns são o estalido das mandíbulas. Dores nas articulações da boca, cefaléia, dificuldades para abrir totalmente a boca, mudança na postura da cabeça, dor de ouvido, desgaste dos dentes, dificuldade para mastigar, zumbido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Segundo o odontólogo Aldo Pedalino, especialista no tratamento da DTM muitas vezes as pessoas convivem com a doença por décadas e não conseguem descobrir a causa. "Já atendi casos de pessoas que nem se lembravam mais quando as dores de cabeça começaram. Há pacientes que passaram por neurologistas, oftalmologistas, otorrinos, e não conseguiam identificar a causa da dor", diz Pedalino.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória

O odontólogo afirma que a DTM pode ser provocada por fatores genéticos, locais ou ambientais. "Há muitas pessoas que convivem com a dor de cabeça por anos e anos e nem imaginam que seja por causa da DTM. Algumas chegam a tomar antidepressivos que reduzem a dor, mas não tratam a causa. Por isso fazemos um exame clínico minucioso, questionando os sintomas, horários em que a dor é mais freqüente, avaliamos a oclusão, a mordida e fazemos uma série de testes inclusive com o eletromiógrafo para avaliar os músculos da boca, os ruídos e movimentos mandibulares. Se as dores de cabeça são provocadas por estes fatores, em duas ou três consultas a pessoa já consegue sentir a diferença", afirma Aldo Pedalino (com maispropaganda.com.br).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo