Muitas pessoas saem de férias e acabam se esquecendo de alguns cuidados com o próprio corpo e um deles é com a própria coluna. Entre uma viagem e outra e uma brincadeira com o filho, é possível que um mau jeito traga algum incomodo nas costas e para isso não aconteça é necessário uma atenção especial da hora de certos movimentos.
Os adultos devem estar atentos na hora da pratica de esportes que não são rotineiros, ao pegar as bagagens a coluna deve estar ereta e deve-se flexionar os joelhos, prestar atenção na posição em que esta sentado ao dirigir (principalmente nos congestionamentos e longos períodos) e uma mesma posição para não sobrecarregar a resistência mecânica da musculatura para vertebral, tomar cuidado ao brincar com os filhos e ao fazer movimentos bruscos ou repetitivos. As crianças também devem se observadas, para que nas brincadeiras e na hora do vídeo game e de ver televisão, possam estar acomodadas de uma maneira que ao menos amenize o impacto na coluna. E os acidentes também podem ser evitados, como o mergulho em águas (represas ou mar) que aumenta o índice de lesão cervical, podendo levar até a tetraplegia.
"Isso não quer dizer que as férias devem ser cheias de regras e restrições, mas são necessários alguns cuidados para que futuramente isso não seja transformado em uma lesão na coluna vertebral, que necessite de um tratamento mais intenso, ou até de uma intervenção cirúrgica", comenta o Dr. Alessandro Galvanin Santoro, membro do Grupo Medicina da Coluna.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
O Grupo Medicina da Coluna foi criado por seis médicos ortopedistas, especialistas em doenças da coluna vertebral, com o objetivo de proporcionar aos pacientes o melhor atendimento, através de serviços de alta qualidade e algumas dúvidas freqüentes que a população tem em relação às dores na coluna (com medicinadacoluna.com.br).