Muito se tem a dizer quando o assunto é exercício físico. Opiniões não faltam sobre o que faz ou não bem e o que gera ou não resultados satisfatórios. Mas nada como falar com quem entende e checar mitos e verdades com um especialista no assunto. Aproveite as explicações do professor Daniel Ferreira Campos Junior, da unidade Aclimação da Academia Ecológica Ecofit, e tire suas dúvidas. Confira:
Treinar 30 minutos por dia já é suficiente?
Verdade! Sabendo usufruir destes 30 minutos disponíveis, o praticante já consegue obter resultados eficientes em condicionamento físico geral (fortalecimento, melhor capacidade respiratória etc). Além disso, nesse tempo também já acontece a liberação do hormônio serotonina, que gera sensação de bem-estar e melhora a disposição e a atenção para o restante do dia. Uma boa dica para quem tem pouco tempo é optar por treinos em circuito ou intervalados de alta intensidade para maximizar os resultados.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Abdominal faz perder barriga?
Mito! Exercícios abdominais fazem com que o praticante trabalhe o músculo abdominal, gerando força, resistência e hipertrofia da região. Para perder barriga, ou seja, reduzir o percentual de gordura, é necessário ter uma alimentação direcionada para emagrecimento, com ajuda de um especialista, e manter uma rotina direcionada de atividade física, também com a orientação de um profissional.
Treinar só no fim de semana faz mal?
Mito! Partindo do princípio que pouco é melhor que nada, manter-se minimamente ativo é melhor para o corpo e a para saúde do que ter uma vida sedentária. Um bom treino de corrida, bicicleta e até mesmo musculação, mesmo apenas aos finais de semana, gera um gasto calórico alto, ajudando a manter a forma. No entanto, praticar atividade física aos fins de semana requer alguns cuidados simples e importantes, como não querer compensar a inatividade do resto da semana e fazer um treino condizente com o nível de preparo físico da pessoa.
Suor é sinal de perda de peso?
Mito! O suor nada mais é que uma maneira que o corpo encontra para se manter em uma temperatura que não gere prejuízos à saúde, sendo de extrema importância que esse líquido perdido seja reposto. Não se deve acreditar que a efetividade do treinamento está associada ao quanto a pessoa suou, pois isso não está relacionado à perda de gordura. Outro mito é que treinar agasalhado ajuda a emagrecer. Perder uma grande quantidade de água por conta de estar muito agasalhado pode trazer prejuízos como a hipertermia (corpo superaquecido), acarretando na queda de desempenho e gerando fadiga precoce, câimbras e até mesmo desmaios. O ideal é praticar atividade física com roupas leves e confortáveis.
Sentir dor significa que o exercício está fazendo efeito?
Mito! O primeiro ponto a levar em consideração é qual tipo de dor a pessoa sente, já que dor muscular e dor de lesão são diferentes. Uma dor leve a moderada depois do treino em determinada parte do corpo é considerada comum, pois foram geradas microfissuras nas fibras musculares e está ocorrendo o processo inflamatório natural para hipertrofia muscular. Dores relacionadas às articulações não são sinais ou sintomas de um treinamento efetivo, já que o resultado de um exercício não tem que envolver dor. Todas as atividades têm intensidades diferentes e o praticante deve procurar a mais adequada para seu perfil e objetivo.