Ao contrário do que se pensa, sentar não relaxa. Essa posição tão freqüente para trabalhar ou dirigir pressiona os discos entre as vértebras, comprime vasos linfáticos e aumenta os índices de gordura corporal.
Mas a boa notícia é que fazer pequenas caminhadas dentro do escritório, atender o telefone na mesa da frente sem empurrar a cadeira de rodinhas, buscar um copo de água, ir ao banheiro, ou seja, se movimentar com freqüência, no mínimo a cada 50 minutos, pode ajudar e muito. O resultado são dores nas costas, inchaço, "barriga", mais gordura na massa corporal, LER (lesão por esforço repetitivo) nas pernas e glúteos, maiores níveis de triglicerídeos e glicose no sangue. "E não adianta nada malhar uma hora por dia se o resto do tempo a pessoa fica sentada", explica o educador físico, Luciano D´Elia.
Mesmo aqueles que fazem exercícios regularmente, em uma academia, por exemplo, mas que ficam sentados por horas, apresentam chances independentes de ter alguma doença. Até excluindo tabagismo e a gordura localizada, para aqueles que praticam alguma atividade física, ficar uma hora sentando na frente da TV pode aumentar em 18% o risco de morte por problemas cardiovasculares.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Assim como os fumantes correm um risco 70% maior de apresentar doenças cardíacas, ter comportamentos sedentários aumentam as chances de problemas cardiovasculares. D´Elia explica que o corpo humano não foi desenhado para ficar sentado o tempo todo. O conjunto formado pelos ossos, músculos e articulações compõe o sistema músculo-esquelético, com três funções básicas: locomoção, sustentação e proteção. "Músculos parados perdem elasticidade, força e resistência. Além disso, o resto do corpo tem que fazer um esforço bem maior, o que leva a uma má postura e desequilíbrio muscular". Este desequilíbrio acontece com quem trabalha oito horas em frente ao computador. Esta postura única impede a ativação da musculatura responsável por estabilizar a coluna, mantendo a musculatura posterior da coxa em posição encurtada levando às dores lombares, nos ombros e joelhos.
Outra consequência devido a má circulação sanguínea é o inchaço dos membros inferiores. A dica é alongar as pernas durante o expediente. "Nossa panturrilha, a famosa batata da perna, funciona como um segundo coração e a sua função é bombear o sangue pra cima", exemplifica D´Elia, crescentando que "um bom alongamento nesta região facilita a circulação e diminui o inchaço", conclui.