No período carnaval é importante ter atenção não só com a hidratação do corpo, mas também com a saúde dos olhos. Segundo o Dr. Marcus Sáfady, Membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), os danos causados pelo famoso spray de espuma, por exemplo, podem ser fatais, levando até mesmo, nos casos mais graves, a lesões oculares que podem comprometer a visão.
A venda do produto é proibida por lei em algumas regiões, mas não é unanimidade. Logo, para curtir a folia sem sustos é preciso alguns cuidados. "Caso a espuma caia nos olhos, primeiro deve-se lavar a área afetada com água corrente e caso os efeitos persistam ou a visão piore é preciso procurar um médico", afirma Sáfady, acrescentando que, a automedicação pode complicar ainda mais a situação, por isso é fundamental consultar um oftalmologista para o tratamento adequado.
Outro problema bastante nessa época comum é a maquiagem excessiva, que muitas vezes passa despercebida. "É preciso cuidado ao usar sombras com purpurina ou glitter, por exemplo, pois caso caiam na vista, o material pode arranhar a córnea do olho ou se alojar na pálpebra, causando irritação", alerta o oftalmologista.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
É preciso atenção também com o lápis de olho, já que na parte interior das pálpebras, onde ele é utilizado, ficam as glândulas de Meibômio, responsáveis pela secreção de material gorduroso que ajuda na composição da lágrima. "A obstrução destas glândulas aumenta o risco de inflamação e infecção local, podendo causar terçol", explica o médico destacando ainda que a remoção da maquiagem no fim do dia é fundamental para retirar resíduos que podem prejudicar a visão.