Pesquisar

Canais

Serviços

Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Cuidados

Frieira é contagiosa?

Sua Saúde - Folha de Londrina
23 ago 2013 às 15:08
Continua depois da publicidade

A ''frieira'', também chamada popularmente de ''pé de atleta'', é a infecção na pele dos pés causada por fungos. Caracteriza-se pelo aparecimento de descamação e/ou pequenas vesículas nos espaços entre os dedos dos pés acompanhados por coceira de intensidade variável.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Tal infecção é contagiosa e ocorre pelo contato com fungos presentes no solo, em animais ou em ambientes, ou por objetos de outras pessoas contaminadas, como meias, calçados e toalhas. O calor e a umidade são fatores que favorecem o aparecimento das micoses nos pés, sendo maior o risco da infecção durante o verão, e em pessoas que utilizam frequentemente calçados fechados, que transpiram em excesso ou freqentam piscinas ou saunas.

Continua depois da publicidade


O tratamento é feito através de medicamentos antifúngicos, na forma de cremes/sprays/soluções ou eventualmente por via oral em casos mais extensos ou resistentes.


Além disso, algumas medidas preventivas são importantes, como: secar bem os pés, especialmente entre os dedos, mantendo-os sempre limpos; dar preferência a meias de algodão, trocando-as diariamente; não usar calçados de outras pessoas; evitar o uso de calçados fechados quando possível; não andar descalço em ambientes públicos, principalmente em locais úmidos como banheiros e vestiários.

Continua depois da publicidade

Andrei Nonino - dermatologista


Continue lendo