A ''frieira'', também chamada popularmente de ''pé de atleta'', é a infecção na pele dos pés causada por fungos. Caracteriza-se pelo aparecimento de descamação e/ou pequenas vesículas nos espaços entre os dedos dos pés acompanhados por coceira de intensidade variável.
Tal infecção é contagiosa e ocorre pelo contato com fungos presentes no solo, em animais ou em ambientes, ou por objetos de outras pessoas contaminadas, como meias, calçados e toalhas. O calor e a umidade são fatores que favorecem o aparecimento das micoses nos pés, sendo maior o risco da infecção durante o verão, e em pessoas que utilizam frequentemente calçados fechados, que transpiram em excesso ou freqentam piscinas ou saunas.
O tratamento é feito através de medicamentos antifúngicos, na forma de cremes/sprays/soluções ou eventualmente por via oral em casos mais extensos ou resistentes.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Além disso, algumas medidas preventivas são importantes, como: secar bem os pés, especialmente entre os dedos, mantendo-os sempre limpos; dar preferência a meias de algodão, trocando-as diariamente; não usar calçados de outras pessoas; evitar o uso de calçados fechados quando possível; não andar descalço em ambientes públicos, principalmente em locais úmidos como banheiros e vestiários.
Andrei Nonino - dermatologista