Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cirurgia

Implante de lentes rejuvenesce a visão

Redação Bonde
17 mar 2011 às 15:02

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A catarata é uma das doenças oculares mais comuns relacionadas ao envelhecimento. Pelo menos metade dos idosos brasileiros sofre da doença em que a lente do cristalino vai ficando opaca e esbranquiçada, reduzindo drasticamente a visão. A cirurgia para remoção da catarata, seguida do implante de lentes intraoculares (LIOs), não só possibilita ao paciente voltar a enxergar, como ainda rejuvenesce a visão.

"A nova geração de lentes intraoculares dispensa o uso de óculos depois da cirurgia. Além de ser um procedimento seguro, as lentes intraoculares implantadas depois da cirurgia têm a função de ajustar a visão conforme a necessidade do momento. Lentes de nova geração podem ser multifocais ou acomodativas, permitindo focar a imagem nas diferentes condições e dispensando o uso de óculos para perto ou para longe em 98% dos casos. Essa cirurgia é a única na Medicina em que o paciente fica melhor do que era antes da patologia. É como se a pessoa voltasse no tempo, enxergando com a nitidez de quando tinha seus 20 anos", disse o doutor Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Dados da Academia Americana de Oftalmologia apontam que mais de 20 milhões de americanos acima dos 40 anos padecem desse mal que acomete 90% dos idosos com mais de 70 anos. A catarata avança aos poucos. O portador pode sofrer alterações na visão durante meses ou anos sem se dar conta da gravidade da questão. Por isso, os especialistas são unânimes em orientar pessoas com mais de 40 anos a fazer exames de fundo de olho anualmente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória

De acordo com o oftalmologista, na fase inicial da doença o paciente tem mais facilidade para enxergar de perto. Mas essa sensação logo se transforma em maior sensibilidade à luz e, principalmente, aos reflexos e brilhos à noite, visão embaçada, sensação de que as cores estão desbotadas e mudanças na cor da pupila. "Esse avanço progressivo impede a pessoa de realizar tarefas simples, como ler, dirigir, fazer a barba ou até mesmo cozinhar. Por isso a Ciência se apressa cada vez mais em garantir técnicas que proporcionem melhor qualidade de vida para quem já está na melhor idade." (com Pagina Press Comunicação)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo