Grande parte das doenças é transmitida pelo contato de nossas mãos com bactérias, fungos e vírus. Se você só lava as mãos antes de se alimentar ou quando acaba de usar o banheiro, em parte você esta correto, mas o ato de lavar as mãos deve estar presente em vários outros momentos. A prática desse simples hábito pode salvar vidas tanto no ambiente hospitalar quanto na comunidade.
O uso comum de superfícies e objetos como maçanetas, cadeiras, telefones, quanto a utilização de ambientes compartilhados, como banheiros e transportes públicos, é um local propício para o compartilhamento dos microrganismos causadores de doenças.
"Ao utilizar esses locais ou objetos, é imprescindível que seja feita a limpeza das mãos, antes que aconteça o contato com a boca, nariz e olhos, o que pode resultar na contaminação do organismo”, comenta Edilaine Fialek, enfermeira e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção da Fundação Pró-Rim.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
A higienização das mãos deve ser feita utilizando água e sabonete, quando houver sujeira visível nas mãos ou com solução alcoólica a 70% na ausência de sujeiras. Esse ato pode prevenir e proteger de infecções causadas por diversos agentes infecciosos e doenças como gripe, hepatite A, infecções, conjuntivite, infecções, bronquiolite e outras viroses.
Quando devo lavar as mãos? - Se você ainda tem dúvidas de quando higienizar suas mãos, confira os momentos que necessitam da limpeza:antes das refeições; após usar o banheiro; antes e depois de manipular alimentos crus; após tossir, espirrar e mexer no nariz; depois de tocar em animais ou nos seus dejetos; após mexer no lixo; antes e depois de visitar um doente; antes e depois de tocar em feridas; após tocar em corrimões, barras de ônibus e dinheiro e sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas.
Lembre-se de retirar anéis e pulseiras durante a lavação, já que os microorganismos podem ficar presos nestes locais. "Podemos dizer que lavar as mãos com frequência pode salvar vidas, principalmente no contato com outras pessoas, como doentes, bebês, idosos e pessoas debilitadas”, enfatiza Edilaine.
Como lavar as mãos corretamente? - Para você higienizar suas mãos de forma completa e correta basta seguir os seguintes passos: passe sabonete e água limpa nas mãos; esfregue a palma de cada mão; esfregue a ponta dos dedos na palma da outra mão; esfregue entre os dedos de cada mão; esfregue o polegar de cada mão; lave o dorso de cada mão; lave os punhos de ambas as mãos; seque com uma toalha limpa ou papel toalha.
Você pode utilizar um sabonete comum para lavar suas mãos. Uma dica é sempre ter na bolsa um frasco de álcool em gel ou gel antisséptico para os momentos que não tiver nenhum banheiro por perto.
Lavar as mãos é um ato reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos principais instrumentos contra epidemias.