Os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, são as células responsáveis por defender o organismo contra infecções, doenças, alergias e resfriados, sendo parte da imunidade de cada indivíduo.
Os leucócitos são transportados no sangue para serem utilizados sempre que um vírus, uma bactéria, ou qualquer organismo estranho entra no corpo humano, eliminando-os e impedindo que provoquem problemas de saúde.
O valor de referência de leucócitos no sangue situa-se entre 3.800 a 9.800/mm3, porém, é possível apresentar valor alterado de leucócitos no exame de sangue devido a algumas causas, como infecção recente, estresse ou aids.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Leucócitos perseguindo uma bactéria.
Leucócitos aumentados
Os leucócitos aumentados, também conhecidos como leucocitose, são caracterizados por um valor superior a 11.000/mm3 no exame de sangue.
Algumas causas: infecção ou doença recente, excesso de estresse, efeito colateral de um remédio, alergias, artrite reumatoide, mielofibrose ou leucemia, por exemplo;
Quais os sintomas: são raros, mas podem incluir febre acima de 38ºC, tonturas, dificuldade para respirar, formigamento nos braços e pernas e perda de apetite;
O que fazer: deve-se consultar um clínico geral para diagnosticar a causa dos leucócitos aumentados, uma vez que pode não ser necessário tratamento ou ser preciso tomar remédios, como antibióticos e corticoides.
Leucócitos baixos
Os leucócitos baixos, também chamados de leucopenia, surgem quando existe menos de 4.000/mm3 leucócitos no exame de sangue.
Algumas causas: anemia, uso de antibióticos e diuréticos, má nutrição, HIV, leucemia, lúpus ou fazer quimioterapia, por exemplo;
Quais são os sintomas: cansaço excessivo, infecções e resfriados recorrentes, febre constante, dores de cabeça e dor abdominal;
O que fazer: deve-se consultar o clínico geral para diagnosticar a causa da doença. Porém, em alguns casos, é normal apresentar leucócitos baixos sem causa grave, devendo-se apenas ter cuidado para evitar gripes e resfriados, que podem acontecer mais facilmente.
Leucócitos na urina
É normal apresentar leucócitos na urina, uma vez que, quando envelhecem ou são destruídos, os leucócitos são eliminados pela urina. Porém, durante infecções urinárias ou em situações de doenças mais graves, como câncer, o paciente pode apresentar leucócitos na urina altos.
Geralmente, os leucócitos na urina altos geram sinais e sintomas, como urina com espuma, febre, calafrios ou sangue na urina, por exemplo. Nestes casos deve-se consultar o clínico geral ou um nefrologista para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.
Além disso, os leucócitos altos na urina também podem ser sinal de gravidez, especialmente quando acompanhados de aumento no número de proteínas na urina. Nestes casos deve-se fazer o teste de gravidez ou consultar o ginecologista para evitar falsos diagnósticos.
(Com informações tuasaúde)