Atualmente um dos problemas que mais afeta a saúde e a qualidade de vida das pessoas é a dor nas costas. Essa terrível vilã surge a partir da má postura e dos movimentos repetitivos, comuns em quem trabalha no computador, por exemplo. Assim, o corpo fica ‘mal acostumado’, e as articulações saem do seu lugar original, o que causa a dor.
Quando as articulações saem do lugar e se viciam na posição errada, aí é hora de colocar a estrutura no lugar, como um trabalho de reeducação. Nessa tarefa, a Osteopatia, forma holística de medicina não-convencional, que usa técnicas manuais surge para diagnosticar e tratar uma grande variedade de problemas de saúde.
Para quem ainda não conhece, a Osteopatia é um tratamento surgido nos EUA, criado pelo Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917), que apresentou os princípios desta terapia natural. Sendo um conjunto de terapias manuais que corrigem as alterações articulares vindo da estrutura óssea. O tratamento requer um exame aprofundado do paciente e um diagnóstico cuidadoso, que vai determinar o melhor tratamento a ser utilizado. Podendo ser uma manipulação ou uma mobilização articular, que irá repercutir imediatamente no problema apresentado. A avaliação é sem dúvida a forma decisiva do tratamento.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
A partir de um exame clínico, essa técnica trata as restrições de mobilidade no corpo, causadas muitas vezes por estresses físicos ou emocionais. O osteopata utiliza uma abordagem total do corpo para tratar a causa dos sintomas.
Partindo do pressuposto de que o corpo funciona como uma unidade composta de diferentes partes móveis como músculos e articulações, órgãos e vísceras, circulação sangüínea ou interações microscópicas entre as células, a Osteopatia considera que, quando o corpo não apresenta restrições de movimento, ele é capaz de lidar melhor com a dor, o estresse e as doenças, tendo, então, um poder de auto-cura.
Todas as partes do corpo funcionam juntas de uma forma integrada. Se uma das partes está restrita, as restantes deverão sofrer adaptações e compensações, eventualmente levando à inflamação, à dor, à rigidez e a outros problemas de saúde. A função da técnica é remover esses padrões de restrições, de forma que o corpo funcione corretamente.
Através de várias técnicas manuais suaves e não invasivas, o osteopata utiliza as mãos para perceber os movimentos e tensões do corpo. Isso significa que pessoas de todas as idades podem consultar um profissional, desde o recém-nascido ao idoso.
O tratamento osteopático proporciona muitos benefícios à saúde como uma melhora da circulação, a função do sistema nervoso e imunológico, a digestão e a respiração. Além disso, ajuda no tratamento de pessoas acometidas de dor lombar, dores de cabeça e pescoço, cólicas menstruais, ciáticas, artroses, doenças relacionadas ao trabalho, tendinites, problemas digestivos funcionais e respiratórios, dentre outros (com noticiaexpressa.com.br).