Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Procedimento no HU

Londrinense doa medula óssea para americano

Redação Bonde
10 fev 2011 às 12:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma londrinense de 42 anos doou medula óssea para um americano. A coleta, pela primeira vez, foi realizada na Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital Universitário de Londrina, e o transplante, nos Estados Unidos.

A coleta foi feita pelos médicos Letícia Gordan Martins e Fausto Celso Trigo, ambos hematologistas da TMO.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Andrea Cristina dos Santos, 42 anos, é de Londrina e foi cadastrada como doadora de sangue há cinco anos e de medula há cerca de 2 anos, durante coleta externa do Hemocentro do HU.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Desde o início do funcionamento, em setembro do ano passado, a Unidade de Transplante de Medula Óssea do HU só vem realizando transplantes autólogos, ou seja, de paciente para o próprio paciente.

Publicidade


A novidade é que a partir da compatibilidade verificada entre a doadora e um paciente do sexo masculino, dos Estados Unidos, o HU começou a coletar material para doação alogênica não aparentada, atendendo solicitação do médico Luís Fernando Bouzas, do INCA/Rio de Janeiro.


Os exames para verificação da compatibilidade entre doadora e receptor foram realizados no início do mês e a coleta de células tronco hematopoiéticas nos dias 8 e 9, pela equipe da TMO/Hemocentro. A doadora terminou o procedimento via ambulatorial ontem e já está em casa.

Publicidade


O material coletado foi levado para os EUA ontem mesmo por um voluntário do National Marrow Donor Programm (NMDP) que veio a Londrina especificamente para buscá-lo, depois que o Redome (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea) fez o contato.


Em 2010, de dois milhões de pessoas já cadastradas no Redome como doadores de medula óssea em todo o País, apenas 176 apresentaram compatibilidade com pacientes que estavam na fila de espera para receber transplante. O cadastro de doadores é único e centralizado no Redome.


Entre os 40 mil cadastros realizados desde 1999 pelo Hemocentro Regional de Londrina, do Hospital Universitário, apenas seis foram doadores – três em 2006, dois em 2010 e um agora.

Andrea e a equipe médica vão dar entrevista sobre o assunto amanhã. (As informações são da Assessoria de Imprensa do HU)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo