Quem perdeu o prazo para a vacinação contra a gripe H1N1 ainda poderá ir aos postos para ser imunizado. A prorrogação foi anunciada nesta segunda-feira (26), pelo Ministério da Saúde e é válida até o dia 7 de Maio.
Assim, a quarta etapa da campanha, que foi iniciada nesta semana para idosos com doenças crônicas também receberá gestantes, doentes crônicos de outras faixas etárias, crianças de seis meses a menores de 2 anos e jovens de 20 a 29 anos.
Até às 11h20 de hoje, 36,9 milhões de pessoas foram vacinadas contra a doença, ou seja, 60% da meta de atingir 62 milhões de pessoas. O objetivo é imunizar, pelo menos, 80% dessa população. "Estamos chegando a 40 milhões de pessoas vacinadas e o balanço é positivo. Isso permite que haja uma visão otimista de o Brasil atingir a meta de vacinação", afirmou o ministro José Gomes Temporão.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Balanço
A cobertura de jovens de 20 a 29 anos ultrapassou o total de 20 milhões de doses aplicadas (57% da meta para o grupo); as gestantes, 1,76 milhões (59%); e os doentes crônicos em todas as idades 9,7 milhões (58%). Das metas atingidas, as crianças de seis meses a menores de 2 anos somam 4,1 milhões de imunizados (94% da meta) – as que ainda não tomaram a sua dose ainda devem buscar os postos de saúde – e os trabalhadores de saúde, 2,59 milhões (100% da meta).