Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Curitiba

Negligência é forma mais comum de violência contra idosos

Redação Bonde / Prefeitura de Curitiba
15 jun 2015 às 13:19

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No ano passado, 258 casos de violência contra idosos foram notificados na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Nos primeiros quatro meses deste ano foram notificados 71 casos de negligência, violência psicológica, física e/ou financeira. No Hospital do Idoso Zilda Arns, a maior parte dos casos diz respeito à negligência de familiares.


Com o objetivo de debater o assunto e em referência ao Dia Mundial da Luta contra Violência à Pessoa Idosa, o Hospital do Idoso Zilda Arns está realizando, nesta segunda-feira (15), um ciclo de palestras para debater os tipos de violências, maneiras de identificar esses casos e o risco do uso de medicamentos sem orientação médica. O evento reúne vários segmentos, como Conselho Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Pastoral do Idoso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Este é um tema que faz parte da nossa realidade e temos de enfrentar. Por isso é fundamental atividades como esta de promoção da saúde, que gera o debate e ajuda a construir novas políticas públicas de enfrentamento e de apoio", disse o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, ressaltando a parceria que já existe entre as secretarias municipais da Saúde, Defesa Social e Fundação de Ação Social (FAS) para apoiar os idosos, vítimas de violência.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Em 2014, o Hospital do Idoso Zilda Arns atendeu 28 idosos que sofreram algum tipo de violência, entre internos e os acompanhados pelo Serviço de Atenção Domiciliar (Sad). A coordenadora do Serviço Social do Hospital, Valéria Azevedo, alerta que a maior parte dos casos registrados se refere à negligência. "Mais de 60% dos casos registrados, o agressor está dentro de casa, é quem participa da rotina diária", explica.

Publicidade


"Os agressores geralmente são os filhos e além da violência física e psicológica, o abandono em hospitais e asilos também é muito presente. Neste ano, foram registrados quatro casos de abandonos em asilo no Paraná", disse Flávio Dantas de Araújo, representante do Conselho Estadual de Saúde. "Este número pode parecer pequeno, mas pensar que um filho foi capaz de abandonar o pai ou a mãe é muito cruel", frisou.



Denuncie

Suspeitas de maus-tratos, negligência e/ou abandono de pessoas idosas podem ser denunciadas ao serviço Disque 100 (gratuito, anônimo e 24 horas); ao Disque Idoso Paraná 0800-410001 (que funciona em dias úteis das 8h30 às 17h30); e pelo 156 da Prefeitura de Curitiba.



Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo