O frio pode ser um aliado no emagrecimento mas também pode ser uma forma de ganhar alguns quilos extras. Tudo vai depender de você. Isto porque, segundo o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo, com a temperatura mais baixa, nosso organismo precisa de mais energia. Mas, ao mesmo tempo, a nossa fome aumenta.
"O nosso organismo precisa de mais energia, mais calorias, para aumentar a temperatura interna e para manter-se aquecido e manter suas funções básicas. O aumento do apetite é uma forma que nosso corpo encontra para garantir mais calorias, e assim manter sua temperatura interna", explica o médico.
Então, se mantivermos as quantidades de calorias que consumimos nos dias mais quentes, quando o frio chegar haverá grandes chances de emagrecer.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
"Sem que haja um aumento calórico nesses dias, com nosso metabolismo e o gasto energético maior, podemos emagrecer. Já que gastaremos mais calorias que ingerimos, o que emagrece. É o chamado ‘balanço energético negativo’, pontua o profissional, que ensina como turbinar este emagrecimento: "Ao iniciarmos ou mantermos os exercícios físicos no frio, gastaremos ainda mais energia. E isso, estimula ainda mais o emagrecimento e a expansão da gordura marrom. Existem dois tipos de gorduras (tecido adiposo) no nosso organismo, a branca e a marrom. O tecido adiposo branco tem como principal função o armazenamento de gordura, já o marrom tem a "termogênese" como sua principal função, que é a capacidade de queimar calorias, o que aumenta ainda mais o gasto energético e o emagrecimento".
Mas o ganho ou perda de peso não é a única preocupação no inverno. Durante estes meses, segundo o Departamento de Influenza e Virologia Clínica da Sociedade Brasileira de Infectologia, aumenta de 5 a 7% a incidência de gripes e resfriados. Isto acontece, principalmente, porque as pessoas se aglomeram em lugares fechados e sem ventilação para fugir do frio.
"Para se proteger de gripes e resfriados é necessário nos mantermos aquecidos, e tomarmos muito suco de frutas cítricas que são ricas em vitamina C, ou até mesmo tomar suplementos alimentares, como vitamina C associado a outras vitaminas e minerais", esclarece Azevedo
Dicas do nutrólogo para evitar ganhar peso nos dias mais frios:
- "Evite o consumo de chocolates quentes, bolos, tortas, pães e outros alimentos, que são ricos em calorias e pobre em nutrientes. As sopas funcionam muito bem nesse período. Existem até dietas a base de sopas que podem ser consumidas para quem quer emagrecer no inverno."
- "Comer a cada 3 horas: chás, frutas, castanhas-do-pará, saladas, legumes cozidos ou grelhados, caldos e sopas."