Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
'Inimiga das mulheres'

O que causa estria?

Sua Saúde - Folha de Londrina
25 out 2013 às 17:08

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estrias são alterações estéticas da superfície cutânea, originadas pela ruptura de fibras elásticas da derme, com repercussão na epiderme, causando um aspecto de cicatriz, variável de acordo com o tipo de estria e grau de evolução. Elas podem ter larguras diferentes, podendo atingir até 3 centímetros.

A causa para o aparecimento delas é variável. Pode ter origem em fatores mecânicos, que provocam o fenômeno de estiramento, principalmente durante práticas esportivas ou em exercícios de carga, como musculação. A obesidade e os regimes sucessivos, assim como a gestação, podem levar ao famoso ''efeito sanfona'', que também provoca a ruptura das fibras da pele.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outro fator ainda é a presença de altas taxas de glicocorticóides e de corticoterapia sistêmica, que levam ao aumento do catabolismo protéico e, consequentemente, à atrofia dérmica. Hormônios esteróides também contribuem para o aparecimento das estrias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


A estria acomete principalmente as mulheres. A proporção comparada aos homens é de 4 para 1. Elas geralmente aparecem na lateral das coxas, nas mamas, nádegas, flancos e abdome. Nos homens, os locais mais frequentes são ombros, costas, abdome e nádegas.

Publicidade


As estrias são classificadas em rosadas e nacaradas (brancas). O primeiro caso pode ser eliminado com mais facilidade. Já as estrias nacaradas apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele e podem ter coloração branca, acinzentada ou amarelada.


A melhor maneira de prevenir estrias é hidratar e nutrir a pele, ter uma alimentação equilibrada, cuidados com a exposição ao sol, evitar banhos quentes e exercícios de alto impacto.

Publicidade


Os tratamentos para melhorar o aspecto das estrias visam aumentar a microcirculação capilar dérmica, acelerar o crescimento epidérmico, estimular a produção sebácea, restaurar o manto hidrolipídico, atingir um maior grau de hidratação cutânea, aumentar a espessura da epiderme, estimular os fibroblastos e reconstituir a fibra elástica.


Há diferentes técnicas para atingir esses objetivos. Entre elas estão o peeling químico, a aplicação de ácidos graxos essenciais, galvanopuntura, peeling de cristais, mesoterapia sem agulhas e carboxiterapia.

Larissa Gregório, fisioterapeuta


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo