Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mitos e verdades

Olheiras têm causa hereditária?

Sua Saúde - Folha de Londrina
13 nov 2013 às 16:07

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As olheiras são manchas escurecidas, ‘acastanhadas’ ao redor dos olhos, presentes em jovens e adultos, principalmente nas pessoas morenas de cabelos escuros.

As causas estão relacionadas à hereditariedade, mas também podem ser adquiridas. As olheiras de origem familiar ocorrem mais em descendentes de povos árabes, indianos, turcos e ibéricos. Nestes casos, aparecem nos mais jovens.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As adquiridas surgem ou vão ficando mais aparentes durante o decorrer da vida. Um período em que as olheiras podem aparecer é durante a gravidez, pois a pele fica mais sensível à luz solar, com mais chances de pigmentar-se.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Nos períodos de tensão pré-menstrual elas ficam mais evidentes. O uso de pílula anticoncepcional também pode provocar o seu aparecimento, além dos episódios de enxaqueca, cansaço físico, fumo, ingestão excessiva de álcool. Mas nesses casos, as olheiras podem estar presentes somente por um curto período de tempo; com descanso, elas se desfazem naturalmente.

Publicidade


Três fatores provocam a pigmentação das olheiras: deposição de melanina (substância do bronzeado), dilatação dos vasos sangüíneos com sangue venoso e deposição de gordura nas bolsas palpebrais, que se tornam escuras.


Fazem parte dos tratamentos estimular a circulação local, por meio de derivados de vitamina K, compressas de soro fisiológico, camomila, ou até água gelada. São úteis também a drenagem linfática facial e os peelings leves, que aceleram a descamação das células e resultam na diminuição da coloração local.


A face reflete saúde, por isso a manutenção de hábitos saudáveis como manter uma boa alimentação, sono em quantidade satisfatória, relaxar, respirar corretamente e aproveitar as boas coisas que a vida nos oferece são complementos essenciais para um tratamento com sucesso.

Walter Campos, dermatologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo