Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cirurgia na orelha

Otoplastia auxilia à autoestima em várias fases da vida

Redação Bonde / Assessoria de Imprensa
01 dez 2014 às 16:46

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Só quem passou a vida toda pessoalmente incomodado ou sendo incomodado com por suas características físicas sabe o quanto isso é desconfortante. Esse, possivelmente é um dos motivos do Brasil ter se tornado líder mundial em cirurgias plásticas, com 1,49 milhão de cirurgias em 2013.

Entre os procedimentos cirúrgicos mais procurados está a Otoplastia, popularmente conhecida como correção da orelha de abano, um problema que atinge cerca de 5% da população mundial, entre adultos e crianças e causa transtornos em todas as etapas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Otoplastia pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas, presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. Ela consiste em aproximar a orelha da cabeça, corrigindo a forma e o desenho do órgão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Quem tem o problema, geralmente passa a infância sofrendo bullying na escola, apelidado pelas características das orelhas. Situação, que segundo o cirurgião plástico Mauro Speranzini, pode ser resolvido a partir dos seis anos de idade. "Geralmente, crianças com essa idade, podem passar pela cirurgia, porque é quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção e a orelha já atingiu um tamanho que caracteriza o defeito.

Publicidade


O médico destaca ainda que quando o procedimento é realizado logo em que surge o incômodo com o formato da orelha, pode evitar uma série de brincadeiras e piadas, tão comuns nestes casos, sofridas tanto por crianças quanto por adultos.


Quem não corrige o defeito ainda na infância, por medo da cirurgia ou por falta de condições econômicas adequadas, carrega um possível trauma por alguns anos e que ainda pode acarretar prejuízos, já que a aparência é cada vez mais valorizada no mercado de trabalho.

Publicidade


Boa parte dos pacientes adultos, que procuram o procedimento, o fazem em busca de boas colocações profissionais - executivos que querem ganhar mais credibilidade com a aparência e melhorar o cargo na empresa, jovens que querem seguir a carreira de modelo ou ator e até mesmo celebridades já estabelecidas. "Os pacientes afirmam que após a correção, sentem-se mais autoconfiantes, isso sem citar, que sentem-se mais bonitos", cometa Speranzini.


Complexidade da Otoplastia


Do ponto de vista do paciente, a cirurgia é muito simples, pois é de curta duração, sem internação e com pós-operatório bastante tranquilo. Do ponto de vista médico e estético, já é diferente, já que o objetivo da cirurgia não é apenas "fechar as orelhas", mas sim remodelá-las mantendo-se as proporções corretas de suas estruturas, de modo que fiquem naturais e sem qualquer sinal de que tenha havido intervenção cirúrgica para isso.

"Naturalidade é fundamental para um bom resultado", destaca Speranzini. Segundo ele, a operação consiste no remodelamento de estruturas das orelhas de modo a reduzir seu distanciamento do crânio, de maneira natural. A duração do procedimento cirúrgico varia de 1 a 4 horas, de acordo com a complexidade de cada caso. É realizada com anestesia local, com ou sem sedação, sem riscos de comprometer órgãos vitais. Pode ser realizada em hospital ou clínicas especializadas, sem internação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo