Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cuide-se

Outono é época de cuidar da pele

Redação Bonde
23 mar 2011 às 15:14

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois dos excessos de verão, quando algumas vezes as pessoas se expõem ao sol sem os devidos cuidados, chega o tempo de cuidar da pele recuperando a saúde e o viço. O outono é uma boa época para se submeter a um check-up dermatológico. Na opinião de Rafael Ayoub, coordenador médico do Check-up CDB, do Centro de Diagnósticos Brasil, o principal objetivo dessa avaliação é orientar os pacientes, de modo adequado e personalizado, a prevenir doenças de pele no futuro. "Além disso, quando uma doença é detectada em estágio inicial, maior é a chance de cura", disse.

De acordo com o médico, o check-up dermatológico prevê uma avaliação minuciosa não apenas da pele, mas também de pelos e unhas. "Além de procurar lesões, diagnosticamos alterações e patologias em todo o tecido cutâneo. A incidência de câncer entre as doenças típicas da pele é alta e nos preocupa muito o fato de essas ocorrências estarem aumentando no Brasil, independentemente de sexo ou idade."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Saiba mais sobre o câncer de pele

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Existem três tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é um dos menos graves e o mais frequente, representando 70% dos casos. O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais frequente. Por fim, o melanoma. "Esse tipo de câncer de pele representa apenas 4% dos casos. Em contrapartida, é bastante agressivo, tem alto potencial de metástases e é responsável por 75% das mortes pela doença", disse o médico Ayoub.


Na opinião do médico, avaliações dermatológicas periódicas são um importante instrumento para a detecção precoce do câncer de pele e sua prevenção. "

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), uma entre cada quatro ocorrências de câncer está relacionada ao câncer de pele, que acomete mais homens e mulheres do que o câncer de próstata e de mama, respectivamente. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os estados com maior incidência da doença. Em 2010 foram registrados quase seis mil novos casos de melanoma.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo