Há inúmeros tipos de exercícios para manter a saúde em dia. Tem as pessoas que gostam de pegar peso na academia, os que preferem danças ou ainda tem opção de práticas que exigem mais concentração. O pilates entra neste último, é que uma técnica para alongar, relaxar e tonificar os músculos, além de fazer bem ao psicológico, a postura. Um exercício que trabalha a saúde como um todo.
A técnica foi criada na década de 20, por Joseph Pilate e é praticada por várias pessoas. E praticamente qualquer um pode fazer, desde que esteja capacitado para a realização. Antes de começar o treino, é necessário confirmar com seu médico se é o exercício ideal para você.
Idosos, crianças, lesionados e até mesmo gestantes podem realizar a técnica. Os efeitos da técnica são significativos, indicado por alguns médicos no tratamento de certas doenças.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Benefícios do pilates
Além de aliviar o estresse, melhora a consciência respiratória, para tornear os músculos e relaxá-los também. Todos os exercícios do pilates tem que ser feito com alta concentração sempre com uma postura correta e adequada.
A base do pilates está na respiração. Aparelhos específicos e bolas auxiliam na realização dos exercícios mas é possível realizar alguns movimentos sem os aparelhos. Depois de algumas aulas de pilates, já pode notar melhora na flexibilidade e na mobilidade do corpo, além de deixá-lo modelado e com uma forte musculatura.