Você sente dores na coluna, nos quadris ou nos joelhos? Saiba que a causa pode estar escondida na maneira como você pisa! "Observar o desgaste da sola do calçado é uma forma simples de avaliar se há algo errado com a sua pisada", explica o médico Benjamin Apter, especialista em Medicina Esportiva.
Pesquisas mostram que existem três tipos de pisada:
Neutra – a pisada se inicia no lado externo do calcanhar e com uma rotação moderada termina no centro da planta do pé.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Pronada – a pisada se inicia no lado externo do pé, mas com uma rotação acentuada termina no dedão. A sola se desgasta mais na parte interna.
Supinada – a pisada se inicia no lado externo do calcanhar, mantêm o contato com o solo nesta região e termina no dedinho do pé. O solado costuma se desgastar mais rapidamente na parte externa.
"Para corrigir este problema, é preciso procurar ajuda profissional. Hoje em dia, é possível fabricar palmilhas que se adequam exatamente aos pés e corrigem os desequilíbrios da pisada", esclarece o médico Benjamin Apter. "Testes dinâmicos, realizados com o auxílio de uma plataforma eletrônica, registram a impressão plantar dos pés e, a partir dos resultados, é confeccionada uma palmilha personalizada."
Esta tecnologia mostra-se mais eficaz do que os testes estáticos, que foram a base da fabricação de palmilhas durante muitos anos. "A avaliação dinâmica consegue identificar os pontos de maior contato durante a pisada. Inclusive, é possível notar diferenças entre o pé esquerdo e o direto e, assim, fabricar palmilhas que corrijam os desequilíbrios de cada lado corpo" (com bactive.com.br).