O mês de outubro é todo dedicado para as campanhas de prevenção e tratamento do câncer de mama, uma das neoplasias de maior incidência nas mulheres. Uma das melhores formas de prevenir a doença é por meio de exames, principalmente a mamografia. De acordo com o Ministério da Saúde, os exames preventivos indicados para serem realizados anualmente pelas mulheres são eficazes para detectar a doença em sua fase inicial e, assim, garantir altos índices de cura. O radiologista Décio Prando Moura, da MP Diagnósticos, explica que a realização anual do exame de mamografia em mulheres a partir de 35 anos, de acordo com indicação médica, é uma forma bastante eficiente de diagnosticar lesões mamárias em estágios iniciais.
Apesar dessa orientação médica, este ano a prevenção do câncer de mama ganhou novo capítulo, com a divulgação da notícia de que a atriz americana Angelina Jolie fez uma cirurgia de mastectomia para retirada das mamas como forma de prevenir um possível câncer de mama. Conforme o noticiário, a atriz teria decidido se submeter ao procedimento após realização de um exame genético que detectou 87% de chances de desenvolver a doença que matou a mãe da atriz aos 56 anos. A notícia gerou dúvidas entre as mulheres sobre qual seria o procedimento mais adequado para prevenir e cuidar da doença.
A radiologista Maria Angélica Bernardes Moura, também da MP Diagnósticos e responsável pelos laudos dos exames de mamografia, afirma que uma cirurgia de mastectomia bilateral preventiva é um procedimento que envolve riscos e deve ter indicação muito específica de um especialista. "Exames preventivos ainda são os mais indicados", reforça a médica, citando exames como a mamografia, o ultrassom vaginal, o de abdômen, entre outros.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Na clínica, desde o começo do ano os exames de mamografia são feitos com um equipamento totalmente digital e de alta resolução, que transmite a imagem diretamente ao computador. "Isso garante maior segurança ao exame. A imagem é adquirida, analisada e manipulada no computador, ao contrário dos mamógrafos tradicionais, que necessitam imprimir o filme para posterior avaliação do especialista", conta Maria Angélica.
Ela acrescenta que, como as imagens são mais precisas, é possível identificar lesões muito pequenas de maneira mais eficiente, ainda não palpáveis através do autoexame ou do exame clínico, como por exemplo, microcalcificações. "Isso contribui para um diagnóstico precoce, melhorando o prognóstico da paciente."
Por ser um equipamento mais moderno, todo o design foi pensado para tornar o exame menos desconfortável para as mulheres. O Amulet foi projetado com formas arredondadas e revestido por material com textura emborrachada. Também, apesar da compressão, o tempo do exame é mais rápido.
Na MP Diagnósticos, a mamografia totalmente digitalizada pode ser feita por meio de convênios particulares e o SUS.