O diabetes já é um problema mundial de saúde com uma enorme tendência ao agravamento nos próximos anos. Estima-se que em 20 anos o número de doentes no aumente cerca de 52%. Hoje, já são mais de 285 milhões de pessoas com a doença e um dos tipos mais comuns, que atinge 90% dos casos de Diabetes Mellitus é do tipo 2, causado, principalmente, em pessoas predispostas geneticamente e associado diretamente a obesidade e sedentarismo.
A doença é decorrente de três distúrbios associados: a resistência à ação da insulina nos tecidos especialmente muscular e gorduroso, mas também no fígado , a secreção de insulina defeituosa, e aumento da produção de glicose pelo fígado. Traduzindo a insulina além de ser produzida de maneira insatisfatória ainda tem sua ação reduzida pela resistência insulínica.
Tudo isso aponta para uma situação que todos muitos conhecem: quem tem diabetes precisa controlar o que coloca no prato, fazer exercícios com regularidade e manter a doença sob controle. Seguir uma alimentação balanceada é outro ponto importante. O alimento deve ser um aliado em benefício da saúde e na manutenção da qualidade de vida.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Para manter o Diabetes sob controle, já existe um sistema gratuito via internet que pode auxiliar os pacientes a manter sua glicemia sob controle: o Glicemias Online – www.glicemiasonline.com.br .
O sistema que permite ao diabético o controle diário e detalhado de sua variação glicêmica é gratuito e pode ser acessado de qualquer computador com internet. No Glicemias Online o paciente diabético pode anotar todas as suas medições de glicemia, administrações de insulina ou hipoglicemiante oral, exames de hemoglobina glicada, etc.
"Essas informações podem ser visualizadas por meio de gráficos e estatísticas. O usuário tem também a possibilidade de imprimir gráficos e estatísticas para levá-los na consulta com o médico ou até mesmo compartilhá-los com o médico via internet", afirma Rafael Apocalypse, CEO e fundador do site.
Esta ferramenta surge para ajudar o diabético a manter o controle diário da sua variação glicêmica, administração de medicamentos e acompanhamento geral da doença de forma simples e útil. Além disso, os médicos podem acompanhar seus pacientes através do sistema (com Happy Hour Comunicação).