Uma estação de rádio de um hospital na região de Stirlingshire, na Grã-Bretanha, irá tocar sons de cantos de pássaros e de pessoas roncando para ajudar os pacientes a dormir. Os pacientes do Forth Valley Royal Hospital poderão sintonizar esses sons relaxantes nos rádios situados ao lado de suas camas.
A "terapia" sonora, que teve início no sábado, foi criado pelo artista Mark Vernon. Ele descreveu a programação como "uma pesquisa sonora de sons suaves, voltado para ajudar a dormir até mesmo o mais privado de sono de seus pacientes". "Venho tentando descobrir o que as pessoas consideram relaxantes. Ironicamente, os sons que irritam alguns são os mesmos que outros consideram agradáveis", afirma.
"Por exemplo, uma mulher me disse que entre seus sons favoritos estavam o seu marido roncando e um barulho elevado do tique-taque de um relógio. É algo tão subjetivo que eu tentei fazer o mais variado possível", comenta.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Para chegar aos sons que constam de sua programação relaxante, o artista digital entrevistou funcionários do Forth Valley Hospital, representantes da Associação de Saúde Mental de Falkirk e integrantes do público.
"Testei os resultados em uma plateia pequena quando exibi um trecho da transmissão em um evento em Glasgow, na Escócia. O retorno que tive foi que as pessoas consideraram a experiência muito relaxante - alguns sentiram que estavam adormecendo", afirma Vernon. Entre os outros programas que estão sendo preparados para o Canal 604 da rádio estão uma "paisagem sonora" do hospital, que traz o som de pacientes se exercitando na sala de fisioterapia, sons da ala pré-natal e dos laboratórios.