Dar os primeiros passos em direção a uma vida mais saudável pode ser mais simples do que se pensa. Um bom começo é através de uma reeducação alimentar, e existem muitas formas de melhorar a sua dieta, uma delas é com o uso de grãos e cereais, que são nutritivos e já estão presentes nas mesas dos brasileiros. Mas como os grãos desempenham esse papel de tornar a vida mais saudável?
Para a nutricionista Larissa Miriam, da Bio Mundo, os benefícios que os grãos trazem sãos muitos. "Eles são nutritivos e contém quantidades consideráveis de vitaminas, como complexo B, que é muito importante no cardápio de veganos e vegetarianos. Outro ponto positivo é que, apesar de conter carboidratos, os grãos têm baixo índice glicêmico por sua proporção de fibras, auxiliam na saúde cardiovascular e redução do colesterol" afirma.
A nutricionista destaca também a importância de ficar atento as formas que os grãos são consumidos, que são subdivididos em cereais integrais e grãos refinados. "Elas interferem na qualidade e quantidade de nutrientes do produto. Por causa do processo industrial, os refinados acabam perdendo fibras, vitaminas e minerais. Algo que não ocorre com os integrais", explica Miriam.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Por esse motivo se deve priorizar o consumo de grãos integrais. Os refinados, como a farinha de trigo branca, são pobres em fibras e vitaminas e podem levar a um aumento da glicemia se consumidos isolados (sem proteínas, gorduras e fibras) na refeição.
De acordo com a nutricionista, é importante variar os tipos de grãos e cereais, quanto maior a variedade mais diversificados são os nutrientes. Entre as melhores opções estão:
- SOJA
"Alguns grãos como a soja diminuem até mesmo os riscos de câncer de mama e próstata, mas é preciso ficar alerta com a procedência desses grãos, que de preferência devem ser orgânicos, e não transgênicos, para serem usados com essa finalidade" comenta.
- FEIJÃO
Rico em fibras, proteínas, potássio, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio, o feijão é importante para a regulação arterial, reforço do sistema imunológico, reparação muscular e prevenção da anemia.
-GRÃO DE BICO
Além dos muito nutrientes, o Grão de Bico possui substâncias que, consumido diariamente, pode reduzir o nível de colesterol ruim do organismo. É também o consumo ideal para quem tem diabete, porque as proteínas e fibras fazem com que a digestão ocorra de forma mais lenta controlando os níveis de glicemia no sangue.
- ERVILHA
Ajuda a prevenir doenças cardíacas, melhorar a saúde mental e a evitar lesões oculares, a ervilha traz diversos benefícios para o organismo. Rica em vitamina C e E, polifenois, ácidos fenóicos, entre outros nutrientes, o grão ainda combate a aceleração do envelhecimento.
"Outros grãos podem ser colocados nessa lista, como lentilha, amaranto, arroz integral, quinoa. As opções são muitas quando se trata de tornar a sua dieta mais saudável" finaliza a nutricionista.