Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dor, lesão ou cansaço?

Saiba o que atrapalha o seu treino

Redação Bonde
29 set 2015 às 16:00

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mesmo que seja membro assíduo da academia, nem sempre é fácil distinguir entre uma dor ou um leve incômodo e uma lesão e vice-versa.

Saiba reconhecer o que está impedindo a sua performance durante o treino. Seja cansaço, dor, ou uma lesão. Eis o ‘guia’ dos sinais que o seu corpo pode estar tentando lhe dar, segundo a revista Women’s Health.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dor muscular- Acordar depois de um treino novo, ou de ter voltado à academia depois de um tempo sem ir, cheio de dores e contorcer-se ao levantar da cama e ao descer as escadas, geralmente, é a famosa dor do dia seguinte. Estas dores ocorrem devido a inflamações nas fibras musculares, que são normais. "Aparecem devido ao excesso de frequência ou de intensidade do exercício", explica o reumatologista especialista em dor, José Ribamar Moreno.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


A dor muscular e a rigidez nas articulações, geralmente, aparecem entre 12 a 24 horas depois do treino e podem piorar até três dias antes de desaparecer. Para acelerar o alívio da dor beba muitos líquidos e faça alongamentos, aconselha o médico. Se a dor durar mais de cinco dias, isso pode indicar que tem uma lesão em algum músculo ou tendão.

Publicidade


Lesão- Algumas lesões são óbvias – quando cai ou ouve um osso estalar, por exemplo -, mas quando lhe doem as canelas ou os tornozelos, sem que tenha levado qualquer pancada ou queda pode ser mais complicado. Estes tipos de inflamações "são comuns em treinos com movimentos repetitivos, como corrida, e geralmente ocorrem por excesso de sobrecarga ou falta de preparação para a atividade", diz o ortopedista Antônio Alexandre Faria.


Nas primeiras 48 horas depois de começar a sentir dor, aplique gelo na região durante 20 minutos algumas vezes por dia. Assim alivia a dor e reduz o inchaço, no caso de existir. Ou envolva a região afetada com uma faixa e deixe a área elevada o máximo de tempo possível. A dor deve passar após alguns dias.

Cansaço -
A sua performance tem piorado nos treinos ou tem se sentido fraco? Tem sempre alguma dor ou está mal-humorado no treino? "Estes são indícios claros de ‘overtraining’", destaca Matthew J. Andre, professor do Laboratório de Performance Humana da University of Wisconsin-La Crosse, nos Estados Unidos.

Quando treina demais, os seus músculos entram em estado de fadiga e a sua imunidade acaba por sair prejudicada. Descanse uns dias. Se isto começar a acontecer com frequência, fale com o seu treinado para reduzir o tempo dos seus treinos.
(com informações do site Notícias ao Minuto)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo