A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (Calma), realiza a partir de segunda-feira (1) as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), celebrada oficialmente de 1 a 7 de agosto. Em 2016, as ações no município serão desenvolvidas em torno do tema "Aleitamento materno: Presente saudável, futuro sustentável".
A programação inclui diversas ações educativas em Unidades Básicas de Saúde (UBS), orientações sobre o assunto para a população em supermercados e hospitais, além de exposições e rodas de bate-papo em diferentes espaços da cidade. As atividades prosseguem até o dia 31 de agosto.
O cronograma de atividades completo será disponibilizado nesta sexta-feira (29), na página principal do portal da Prefeitura. (clique aqui)
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
A abertura da Semana foi nesta segunda-feira (1), às 10 horas, no auditório da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), com uma palestra ministrada pela Doutora Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla, que abordou o tema desta edição, tendo como público principal os profissionais de Saúde e mulheres que amamentam.
De acordo com a coordenadora do Calma, Lilian Poli de Castro, a intenção dos trabalhos é, a partir do tema, sensibilizar as pessoas sobre a importância do aleitamento materno, mostrando como a amamentação é um elemento-chave para valorizar o nosso bem-estar desde o início da vida.
"O leite materno protege o bebê de infecções, diarreias e alergias, promovendo o crescimento com mais saúde. O aleitamento materno também diminui o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Ainda fornece nutrientes de qualidade com segurança alimentar, ajudando a prevenir a fome e a subnutrição", enfatizou.
Lilian ainda reforçou que o benefício também se estende às mães, que perdem peso mais rapidamente após o parto, e ainda ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, o que diminui riscos de hemorragia e anemia.
O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que as crianças sejam amamentadas com o leite materno, de forma exclusiva, até aos seis meses de idade e de forma continuada, junto com outros alimentos, até dois anos ou mais. Segundo a OMS, evidências científicas mostram que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.
Ações em UBS – Para ampliar o alcance das informações a respeito do período de amamentação, mais de 30 Unidades Básicas de Saúde do município de Londrina irão realizar, a partir de segunda-feira (1), até o final do mês, ações educativas em suas respectivas sedes ou nas áreas de abrangência.
Serão desenvolvidas atividades com grupo de gestantes abordando o tema, vídeos em salas de espera, palestras e distribuição de panfletos; com grupos de exercícios, alongamento e atividade física; e disponibilizados pontos de coleta de frasco de vidro, entre outras ações.
O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno também realizará ações dentro da programação, de 1 a 6 de agosto, promovendo exposições, rodas de conversa e contação de história em shoppings e outros espaços da cidade. No dia 6 (sábado), das 15 às 17h30, haverá o evento A Hora do Mamaço na Concha Acústica de Londrina.
Semana Mundial – A Semana Mundial de Aleitamento Materno ocorre em aproximadamente 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. É uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, sigla em inglês).
O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país e elaboração e distribuição de materiais de divulgação. Tem o apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais amigos da criança, sociedades de classe e ONGs.
O tema da SMAM 2016 explica como a amamentação é um elemento-chave em como valorizar o nosso bem estar desde o início da vida, como respeitar uns aos outros e a cuidar do mundo que partilhamos. Um de seus objetivos principais é informar os novos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como eles se relacionam com a amamentação e a alimentação de crianças pequenas.
Realização – A Semana Mundial do Aleitamento Materno, no Município, é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, através do Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (Calma), que integra a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS). Compõem o Calma e são parceiras das atividades as seguintes instituições: Diretoria de Serviços Complementares a Saúde – Maternidade Municipal; UniFil; Hospital Mater Dei; Hospital Infantil; Hospital do Coraçãozinho; Universidade Estadual de Londrina; Hospital Evangélico de Londrina; 17ª Regional de Saúde; Pastoral da Criança; Unimed Londrina; Grupo de Apoio ao AM; Cismepar. Também tem o apoio da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS).