Os centros e departamentos de educação física das universidades estaduais Paraná desenvolvem projetos com a comunidade para uma vida mais saudável. Além da integração dos alunos e professores dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Esportes, os centros realizam pesquisas relacionadas à prevenção, principalmente de doenças ligadas ao sedentarismo.
Têm ações nesta área as universidades estaduais de de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Norte do Paraná (UENP), do Centro-Oeste (Unicentro), de Ponta Grossa (UEPG) e a do Oeste do Paraná (Unioeste). As principais atividades são de incentivo à prática de atividades físicas para pessoas de todas as idades e também para pessoas com deficiência física. Em alguns casos existe a orientação de nutricionistas.
ATIVIDADES CONTÍNUAS - Em Londrina, a UEL oferece para a comunidade o Programa de Atividades Físicas de 2015, que está com inscrições abertas. O programa incentiva a prática de atividades contínuas e orientadas junto à comunidade interna e externa da UEL.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
São 11 modalidades ofertadas: artes marciais, atividades aquáticas (deep running, hidroginástica, natação adulto e infantil), corrida e caminhada, condicionamento físico, dança de salão, jump, mat pilates com flexibilidade, musculação, tênis de campo adulto e infantil, voleibol e zumba.
Inscrições podem ser feitas diretamente na secretaria do programa, no Centro de Educação Física e Esporte, no Campus da UEL. As atividades terão início segunda-feira, 6 de abril. Informações no endereço www.uel.br/cef/nafi ou pelo e-mail [email protected].
NATAÇÃO – Na primeira semana de abril, a Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, estará com inscrições abertas para o projeto de extensão "Nado Livre, Esporte, Lazer e Saúde", que envolve o curso de educação física da instituição. O projeto é coordenado pelo professor Gustavo André Borges e tem dois programas distintos. O primeiro é "Nadar com Estilo", destinado às pessoas que já sabem nadar, mas que não dominam as técnicas da natação. O segundo programa, "Nadar mais Rápido", é para aqueles que já dominam as técnicas do nadar e propõe o condicionamento físico, bem estar e saúde.
O professor Gustavo afirma que não há tradição da prática da natação na cidade de Marechal Cândido Rondon. "Os clubes abrem as piscinas apenas no verão para os associados e não oferecem aulas de natação para crianças e adultos. Nunca tivemos uma natação competitiva na cidade, apenas a inclusão de provas de natação como parte dos jogos escolares de alguns colégios locais" explica ele.
A Unioeste oferece turmas pela manhã, tarde e noite para o programa "Nadar com Estilo". O "Nadar mais Rápido" será oferecido apenas no período noturno. Haverá duas aulas semanais para cada turma. Informações sobre inscrição pode ser obtida no Complexo Poliesportivo Eloi Lohmann (Av. Irio Jacob Welp, em frente a Unioeste), ou pelo telefone (45) 3284 7857.
OBESIDADE – Uma das atividades desenvolvidas no centro de educação física da UENP é o projeto "Saúde da Criança: Conscientização de Todos", de combate à obesidade. O trabalho é feito junto a crianças e adolescentes obesos de escolas públicas municipais e estaduais de quatro cidades da região: Jacarezinho, Cambará, Andirá e Bandeirantes. Além das crianças, os pais também recebem orientações dos nutricionistas. A proposta é alcançar todos os benefícios da atividade física regular com orientação profissional, apoiada por acadêmicos do último ano do curso de enfermagem da UENP.
A atividade física é feita de maneira lúdica, com iniciação desportiva competitiva conforme a idade e progressão, como alongamento e o condicionamento físico.
O projeto também orienta sobre alimentação adequada, fundamental para o desenvolvimento das crianças que praticam as atividades, diz a coordenadora do projeto, Berlis Ribeiro Dos Santos. "Através de nutricionistas das secretarias municipais da Saúde, pelo menos uma vez por semana, são passadas orientações para que o principal objetivo do projeto seja atingido, que é a mudança da alimentação familiar. Algumas crianças tiveram benefícios como o encaminhamento clínico necessário, com planejamento das atividades e acompanhamento evolutivo dos fatores de risco provenientes da obesidade infantil", destaca a coordenadora.
FUTEBOL – Em Maringá foi criada a oficina de futebol de campo, que atende crianças de 6 a 17 anos de idade. As aulas acontecem no campo de futebol do Departamento de Educação Física da UEM. Os treinamentos são realizados de acordo com a categoria e a fase que a criança e o adolescente se enquadram.
A atividade, que foi criada em 2013, é coordenada pelo professor Wilson Rinaldi. "O objetivo é ofertar a prática de futebol à comunidade maringaense, possibilitando o desenvolvimento social, cognitivo, físico e educacional das crianças e adolescentes", ressalta o coordenador. Outras informações no site sites.uem.br/cdr/comunidade-externa/futebol-suico.
INTEGRAÇÃO - Na Universidade Estadual de Ponta Grossa, o Núcleo de Desportos e Recreação desenvolve o projeto "Escola da Bola/Atleta do Futuro", em parceria com o Departamento de Educação Física, Fundação Municipal de Esportes e Serviço Social da Indústria (Sesi).
O projeto atende crianças e adolescentes de 8 a 16 anos, no contraturno escolar (período da tarde), em 16 núcleos de diversos bairros de Ponta Grossa. O projeto é voltado para famílias de servidores da instituição, com o objetivo de promover a cidadania e revelar talentos para o esporte. Além de professores e acadêmicos do curso de Educação Física, as atividades também são acompanhadas pelos treinadores das seleções do município.
As atividades são de segunda à sexta-feira, com práticas das modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e taekwondo. Em breve serão implantadas as modalidades de ginástica rítmica, tênis de mesa, ciclismo, natação e futebol. As inscrições para o núcleo da UEPG estão sendo realizadas no Núcleo de Desportos e Recreação (Bloco G do Campus de Uvaranas). Interessados podem entrar em contato pelos telefones (42) 3220-3156 e 3220-3135.