Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Doença

Você já ouviu falar sobre a esofagite?

Redação Bonde
25 out 2011 às 17:51

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sensação de azia, amargor, mal estar, incômodo. Para muitas pessoas essas são sensações cotidianas, mas é preciso cuidar para que um simples problema estomacal não se torne uma esofagite. O gastroenterologista Wilson Beleski de Carvalho, da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, explica que a esofagite é uma inflamação do esôfago, normalmente associada ao refluxo.

"A esofagite normalmente é tratada com medicação e mudanças comportamentais para que não haja complicações, como a formação de úlceras no esôfago, estreitamento do esôfago e até mesmo o desenvolvimento de câncer", orienta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cuidar da saúde e principalmente da alimentação é fundamental. O especialista diz que mudança de hábitos alimentares é o principal no tratamento. Entre as orientações para dar um descanso para o seu sistema digestivo, estão evitar alimentos como café, chocolate, frituras, embutidos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. "Além disso, é preciso comer devagar, várias vezes ao dia e jamais deitar-se após comer", destaca. Comer e logo deitar-se para dormir não é nada bom, é preciso esperar duas horas, depois de alimentar-se, para depois ir dormir.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Outro fator importante no tratamento é emagrecer se estiver acima do peso e procurar elevar a cabeceira da cama. Isso por que, a esofagite tem entre os seus sintomas a azia e a regurgitação. Outros sintomas, atípicos, envolvem irritação na garganta, tosse, pigarro e rouquidão.

Ou seja: a melhor forma de prevenir-se da esofagite é manter os hábitos de vida saudáveis, permanecer no peso ideal, evitar exageros alimentares, comer devagar, mastigar bem os alimentos e evitar ficar mais de três horas sem se alimentar (com informações Lide Multimídia).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo