Desde a chegada do paciente ao hospital até a sua alta, a hospitalidade deve estar presente em todos os procedimentos da internação por meio diversas ações que apoiam o atendimento médico e proporcionam mais conforto e bem-estar.
O conjunto de condutas e serviços que busca oferecer o melhor atendimento e acolhimento para o paciente e também para os seus familiares e acompanhantes precisa ser o objetivo das instituições de saúde. Além disso, a hospitalidade se traduz no cuidado, atenção e carinho que fazem toda diferença para a recuperação da pessoa que está internada e fragilizada.
Há oito anos, o Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) implantou oficialmente o setor de Hospitalidade e vem desenvolvendo este trabalho com muita seriedade.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
Modelo do serviço, a instituição promove, também, o Simpósio da Hospitalidade, uma iniciativa que busca contribuir com a melhoria e a expansão da humanização no setor de saúde e para a troca de boas experiências entre os profissionais e equipes de instituições hospitalares do Paraná e do País.
Na sexta-feira (11), será realizado a quarta edição do Simpósio, com participação gratuita. O evento tem como tema “A hospitalidade proporcionando bem-estar e conforto no ambiente hospitalar” e contará com palestrantes do Hospital ICESP/SP, Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns, Hospital Mãe de Deus e do Hospital Geral da Unimed Ponta Grossa.
A programação de palestras inicia às 8h30 e segue até às 17h e vai abordar a hospitalidade voltada para o idoso, a importância da intervenção positiva para o paciente, a gastronomia proporcionando conforto e bem-estar, entre outros assuntos.
Para a diretora administrativa do INC, Regina Montibeller, o grande avanço na hospitalidade, nos últimos anos, é justamente o reconhecimento da importância desse trabalho dentro das instituições e pelos médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam dentro dos hospitais.
“O INC sempre esteve na vanguarda da hospitalidade dentro do setor da saúde. Já estamos na quarta edição do Simpósio, e isso já é um sinal claro de que estamos evoluindo nesse sentido. Incentivamos esses encontros para que os profissionais possam discutir técnicas e tecnologias, a gestão, a humanização e as novidades para o acolhimento do paciente e seus acompanhantes”.
HOSPITALIDADE NO INC
Por atuar no atendimento de alta complexidade, o INC priorizou a hospitalidade e por isso criou um setor específico para esse cuidado. “Nosso objetivo é tornar a internação o mais agradável possível, pois sabemos que ninguém vai a um hospital por escolha própria e esse pode ser um dos momentos mais difíceis na vida de uma pessoa”, contextualiza Regina Montibeller.
As ações da Hospitalidade envolvem o suporte ao atendimento médico, buscando formas de oferecer um atendimento mais personalizado ao paciente que está no ambulatório ou na UTI, além de oferecer serviços que proporcionam o bem-estar, conforto, acolhimento e até descontração.
Com esse objetivo, a Hospitalidade do INC criou ações como o Dia da Beleza para os pacientes da UTI, O banho de sol no espaço Solarium do hospital costuma ser bastante requisitado e funciona muito bem para ‘quebrar a rotina’ dentro do ambiente hospitalar. Possibilitar a visita de um pet ao seu dono.
Dentro da gastronomia hospitalar, costuma-se agradar os pacientes não só priorizando o sabor e a apresentação dos pratos, que são adequados à necessidade nutricional de cada um, mas atendendo algum desejo especial ou enviando uma mensagem alegre e motivadora junto com a refeição.
SERVIÇO
IV Simpósio INC da Hospitalidade
Data: sexta-feira, 11 de agosto de 2023
Horário: 8h30 às 17h
Local: Auditório INC (Rua Jeremias Maciel Perreto, 300 – Campo Comprido – Curitiba/PR)
Inscrições: no site