A temperatura começa a cair em todos os estados do Brasil e aumentam também, nos consultórios de otorrinolaringologia, as queixas dos pacientes sobre a otite média aguda, conhecida popularmente como infecção de ouvido.
Segundo o otorrinolaringologista da Clínica Dolci, Ricardo Landini Lutaif Dolci, esse problema é muito comum nessa época do ano por consequência das baixas temperaturas que desencadeiam casos de gripes, resfriados e infecções de garganta mal curadas. "A otite média
aguda (OMA) ocorre devido à uma infecção bacteriana ou viral, que provoca inflamação e obstruções na região da orelha média", explica o especialista.
Embora a otite média afete em sua maioria as crianças, ela também pode acometer indivíduos em qualquer faixa etária de idade. Por isso, o especialista dá algumas dicas para que sua família toda fique livre da infecção de ouvido nestas épocas do ano.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença
- Mantenham as vacinas das crianças em dia, principalmente contra a gripe e pneumococo;
- Estimulem os pequenos a assuarem o nariz em caso de resfriado, evitando que a secreção contamine o ouvido;
- Evite tomar friagem no ouvido, em caso de frio proteja-se com um gorro ou touca;
- Após o banho use a toalha para enxugar corretamente os ouvidos;
- Evite permanecer por muito tempo em locais fechados e com excesso de pessoas. Isso pode propiciar uma maior incidência de infecções das vias aéreas e, conseqüentemente, o surgimento de otites.
Se mesmo assim os pacientes forem surpreendidos com o problema, o ideal é procurar a opinião de um especialista e evitar o uso de remédios caseiros ou prescritos em consultas anteriores. "O tratamento pode ser realizado com antibiótico por via oral /analgésico, porém cada caso deve ser avaliado separadamente", finaliza Dolci.