A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana e a 16ª Regional de Saúde estão investigando um óbito ocorrido nesta segunda-feira (29), em Apucarana. Trata-se de um paciente do sexo masculino, adulto, na faixa etária de 60 anos e mais, segundo tabela da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
O paciente, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), foi internado na quinta-feira (18) no Hospital da Providência, em Apucarana. Durante o tratamento foi disponibilizado ao paciente o antiviral Tamiflu, medicamento indicado para o tratamento da Influenza A (H1N1), realizado o raio-x de tórax e feita a coleta para exame laboratorial. O exame já foi encaminhado ao Laboratório Central (Lacen) para análise e o resultado deverá ser encaminhado ao município ainda esta semana. Após complicações pulmonares o paciente veio a óbito.
Segundo determina o protocolo do Ministério da Saúde, familiares que tiveram contato com o paciente deverão ser monitorados por sete dias e receberão medicamentos.
Leia mais:
58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado
OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global
Anvisa atualiza regras sobre o uso dos 'chips da beleza'
A Autarquia Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, está acompanhando o caso e aguarda o resultado dos exames. As notificações aos casos da nova gripe são realizadas pela Comissão Permanente de Enfrentamento da Influenza A, que mantém profissionais de plantão 24 horas para receber notificações e para prestar orientações.
Boletim Epidemiológico da SESA
Segundo dados do Boletim Epidemiológico, divulgado ontem, o Paraná tem 524 casos confirmados no Estado no ano de 2010, sendo que sete tiveram complicações e morreram. Outros 573 casos foram negativos para o vírus H1N1. Até a divulgação deste boletim, o caso de Apucarana não havia sido confirmado. Consta para a 16ª Regional de Saúde: nº. de casos confirmados – 0, número de casos de gestante – 0 e óbito por Regional também 0.
2ª etapa da vacinação continua até sábado
Em virtude do feriado desta Sexta-feira Santa (2), foi prorrogada até sábado (3), ao meio dia, a segunda etapa da vacinação contra a Gripe A (H1N1). Nesta fase estão sendo beneficiadas gestantes, crianças menores de 2 anos e portadores de doenças crônicas, abaixo de 60 anos. As vacinas estão sendo disponibilizadas, para as gestantes da rede SUS, na Escola da Gestante "Zilda Arns". Para os demais contemplados os postos estarão na Central de Vacinas (Rua Mitsuo Hayachi, s/nº - atrás do Lagoão) das 8 às 16h30, de 2ª a 5ª feira, e em uma sala especial instalada abaixo do Platô da Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral), das 9 às 19 horas.
Na sexta-feira não haverá vacinação e no sábado, também na sala especial, a vacina será disponibilizada das 9 às 12 horas. Para a vacinação é necessário apresentar documento com foto (no caso de adultos) ou certidão de nascimento, cartão de vacina ou cartão da criança, para comprovação da idade. Para os portadores de doenças crônicas é necessário apresentar receitas médicas (com até três meses) ou cartão de controle de medicamentos e, no caso de pacientes da rede particular, receita ou uma declaração do médico relatando a doença.
Na primeira etapa, realizada de 8 a 13 de março, foram imunizados, em Apucarana, os profissionais de saúde da linha de frente no atendimento à população. Na 3ª etapa que tem início no dia 5 de abril, serão imunizados a população saudável com idade entre 20 e 29 anos.