A partir desta quinta-feira (4), a secretaria municipal de Saúde Pública de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) vai ampliar o público apto a receber a vacina contra Influenza. Agora, mais 13 grupos prioritários podem receber as doses do imunizante, em todas as Unidades Básicas de Saúde – com exceção a do Cristal – das 8h às 18h. Não há necessidade de agendamento. Além disso, a UBS do Ana Rosa, que terá a nova sede inaugurada neste sábado (6), começa a vacinação na próxima segunda-feira (8).
Juntam-se à população acima de 60 anos os seguintes grupos aptos para se vacinarem: caminhoneiros; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência permanente; pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; povos indígenas; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento; trabalhadores portuários; trabalhadores da saúde; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso.
Mayara Santos, responsável pelo Departamento de Epidemiologia, destacou que a ampliação da população apta a receber a vacina se dá pelo aumento dos casos de doenças respiratórias e exposição aos vírus de grupos mais expostos. “Diante desse aumento da gripe no município, esta é uma grande oportunidade para vacinar essas pessoas que estão predispostas a apresentar um quadro mais grave da doença. Lembrando que mesmo se a população se vacinou no ano anterior, também deve se vacinar este ano para se prevenir contra as cepas H1N1, H3N2 e linhagem B / Victoria. Essa é a melhor forma de se cuidar”, disse.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.
(Com informações da Prefeitura de Cambé)