Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para menores de 5 anos

Campanha Nacional de Multivacinação começa no sábado

Agência Estadual de Notícias
14 ago 2012 às 17:04

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir deste sábado (18) até sexta-feira (24) será realizada a campanha de atualização da vacinação das crianças. A ação tem como objetivo melhorar a cobertura vacinal dos meninos e meninas menores de 5 anos. No Brasil, cerca de 14 milhões de crianças devem ser imunizadas.

As vacinas estarão disponíveis apenas nas unidades básicas de saúde municipais, que definirão o horário de atendimento. O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, lembra que os pais devem levar o Cartão de Saúde da Criança. "Somente com análise dos registros feitos no cartão é que o vacinador poderá identificar quais vacinas estão atrasadas", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante a campanha estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico da criança: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Dezembro Vermelho

Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina

Imagem de destaque
Porecatu

Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná

Imagem de destaque
Dados do Ministério da Saúde

95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença


A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) também passam a fazer parte do calendário básico de criança. A partir de agora, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil irão tomar a primeira dose da vacina poliomielite inativada, de forma injetável, aos dois meses, e a segunda aos quatro meses. A terceira dose (aos seis meses) e o reforço (aos quinze meses) continuam sendo ministrados com as duas gotinhas.

A vacina pentavalente é injetável e reúne em uma única aplicação a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente – que deixa de ser ofertada e protege contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae tipo b (meningite e outras doenças bacterianas) – e a vacina contra a hepatite B.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo