A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira (11) a atualização do boletim da dengue em Londrina. O levantamento traz dados obtidos até a última quinta-feira (10). Neste ano, foram notificados 5.917 casos da doença. Do total, 1.344 foram confirmados, 3.170 descartados e outros 1.403 aguardam o resultado dos exames. Em relação ao final de junho, quando foi divulgado outro boletim, a cidade tinha 1.232 casos confirmados, 2.646 descartados e aguardava exames de 1.472 suspeitas.
Até o momento, Londrina se mantém afastada a hipótese de uma epidemia de dengue, pois para caracterizar epidemia é preciso ter 300 casos para cada 100 mil habitantes, ou seja, 1.608 casos confirmados em período de tempo que varia de 60 a 90 dias.
Divulgação do LIRAa
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença
Para verificar as áreas com mais focos do mosquito, a Secretaria de Saúde realizou durante esta semana o terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. Os trabalhos de campo foram encerrados ontem (10) e, agora, os agentes de endemias aguardam os resultados laboratoriais para a realização da análise dos dados. O resultado do LIRAa deve ficar pronto na próxima semana. Cerca de 9 mil imóveis da zona urbana foram inspecionados.
A Prefeitura também encerrou o uso do inseticida através do nebulizador de Ultra Baixo Volume Pesado (UBV), também conhecido como fumacê. Foram realizados cinco ciclos do fumacê em todas as regiões da cidade. O trabalho será retomado se for constatada necessidade através da análise da situação dos bairros.