O Brasil é o segundo maior consumidor de pizza do mundo - perde apenas para os Estados Unidos. Ainda que a massa com molho e queijo seja um prato atribuído à gastronomia italiana, a Itália aparece em quarto lugar neste ranking.
Dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo apontam que a produção brasileira chega a um milhão de pizzas por dia. São Paulo lidera o ranking nacional com mais de 570 mil unidades consumidas diariamente e ocupa a segunda posição entre as localidades que mais consomem pizza no mundo, atrás de Nova Iorque.
No Brasil, além do Sudeste, a região Sul também se destaca no levantamento: 90% das pessoas afirmam ter o hábito de comer pizza. Um estudo com base em dados do iFood mostra que o Paraná é o quarto estado que mais usa o aplicativo para pedir pizza e, em 80% dos casos, os consumidores escolhem pizzarias perto de casa para fazer o pedido.
Leia mais:
UTIs crescem no Brasil, mas milhões ainda vivem longe de leitos, diz estudo
Lula segue lúcido e caminha e se alimenta normalmente, diz boletim
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
O prato ficou tão famoso no Brasil que ganhou uma data especial: 10 de julho, o Dia da Pizza.
Conforme a nutricionista Maria Fernanda Koch Temporal, comer uma fatia de pizza de vez em quando não é pecado. O problema é o exagero, já que o prato é calórico e o excesso de calorias leva ao acúmulo de gordura corporal, prejudica o sistema imunológico, aumenta os níveis de colesterol e triglicerídeos e pode causar doenças como hipertensão e diabetes.
“O segredo é o equilíbrio e é possível optar por receitas com ingredientes mais saudáveis, leves, nutritivos e com menos carboidratos e gorduras”, diz a coordenadora da área de Saúde do UniCuritiba.
Dicas para comer sem culpa
Uma fatia de pizza tem, em média, de 250 a 300 calorias, dependendo da quantidade de queijo, do tipo de recheio e da espessura da massa. Além de optar por ingredientes mais saudáveis, como queijos brancos, champignon, palmito, frango e atum, outras dicas são: evite pizzas congeladas, bordas recheadas e rodízios, em que as fatias são servidas à vontade e a chance de comer em excesso é maior.
A borda recheada pode aumentar, em média, 200 calorias por fatia. Em um rodízio, é fácil chegar ao consumo de 3.000 kcal. As pizzas doces, servidas como sobremesa, requerem cuidado redobrado, já que costumam ser altamente calóricas por conter leite condensado, doce de leite, creme de avelã, coberturas de chocolate e até sorvete.