Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
4 de fevereiro

Dia Mundial do Câncer alerta para importância da prevenção da doença

Flávia Albuquerque - Agência Brasil
04 fev 2024 às 09:58
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A data de 4 de fevereiro foi escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer e a Sboc (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) faz um alerta sobre o diagnóstico precoce para enfrentar a doença. Conforme levantamento feito pela entidade, 31% dos mais de 760 oncologistas clínicos entrevistados para um censo consideram o diagnóstico tardio como um dos principais problemas para o controle do câncer no Brasil.


Entre os oncologistas, 19% falam de falhas no acesso e qualidade dos exames de detecção e controle do câncer e 5% se queixam da falta de campanhas ou programas eficientes de conscientização e prevenção, bem como a baixa adesão da população aos programas de prevenção e tratamento já existentes. O maior problema apontado pela pesquisa feita no ano passado foi a dificuldade de acesso a novos tratamentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme a presidente da Sboc, Anelisa Coutinho, o censo permitiu que a entidade conhecesse os desafios apresentados pelos profissionais. “A partir dessas informações, a SBOC tem buscado ampliar parcerias para auxiliar o governo e demais tomadores de decisão em diferentes ações voltadas ao acesso a novas terapias. Em nossos eventos e canais de comunicação com a sociedade, também temos promovido diferentes ações de conscientização e prevenção do câncer.”

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Vacinação contra a dengue será ampliada para outros 101 municípios no Paraná

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária


Para contribuir e fortalecer o tratamento do câncer no SUS (Sistema Único de Saúde), a Sboc vai ofertar, por meio de uma parceria, um treinamento virtual sobre oncologia clínica direcionado para os agentes comunitários de saúde. O conteúdo será disponibilizado pelo aplicativo Con.te, que é uma plataforma voltada a esses profissionais e mantida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Grupo Laços. “A atuação da SBOC neste projeto será de curadoria e produção de conteúdos técnicos sobre oncologia com foco nos agentes de saúde”, explicou.

Publicidade


Câncer de mama


Depois do Dia Mundial do Câncer, o dia 5 de fevereiro foi definido como o Dia Mundial da Mamografia, mais uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção. O câncer de mama é o subtipo mais comum da doença entre as mulheres. O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima que o Brasil tenha aproximadamente 700 mil novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025.

Publicidade


O câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, com cerca de 9,6 milhões de mortes anuais. O de mama é o primeiro mais incidente, atingindo 10,5% da população, seguido do de próstata, com 10,2%.


Segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), entre 30% e 50% dos cânceres podem ser evitados por meio da implementação de estratégias baseadas na prevenção. Assim, as entidades médicas aproveitam essas datas para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Publicidade


Exames


Uma pesquisa encomendada por um laboratório farmacêutico mostrou que a disseminação da prevenção ao câncer de mama ainda é baixa no Brasil. Pelo estudo, somente dois terços das 1.007 entrevistadas fazem o autoexame, exames clínicos e mamografias, quando estimuladas e orientadas por seus médicos. Os dados mostram ainda que 64% das brasileiras acreditam que o câncer de mama se desenvolve exclusivamente de forma hereditária.

Publicidade


Os números também indicam que 42% das mulheres nunca se submeteram à mamografia porque algumas se consideram jovens demais e outras alegam falta de pedido médico. Foram entrevistadas mulheres entre 25 e 65 anos. A pesquisa 'O que as mulheres brasileiras sabem sobre o câncer de mama, atitudes e percepções sobre a doença' apontou que sete em cada dez mulheres consultaram ginecologistas no último ano, com variações notáveis entre as classes sociais. Entre as classes mais altas e com maior escolaridade a taxa é de 80, enquanto 2% das entrevistadas disseram nunca terem consultado ginecologista.


Com relação ao exame de mamografia, 49% das mulheres afirmam que fazem regularmente. Pelo menos 60% são das classes A/B, enquanto 37% são das classes D/E. Duas em cada dez comentaram que o exame foi realizado porque o médico solicitou (20%), enquanto 16% afirmaram que o fizeram devido à sensação de um caroço ou nódulo.


A recomendação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento, que é feita quando não há sinais nem sintomas, seja feita em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.


A diretora de oncologia do laboratório responsável pela pesquisa, Flávia Andreghetto, destacou que é preciso ter um diálogo aberto e claro com as mulheres devido à importância da conscientização sobre os problemas que podem afetar a saúde feminina. "Ao considerar que muitas mulheres já compreendem que a detecção precoce da doença pode significar uma perspectiva de vida melhor, tornando-se crucial quando se aborda os diferentes subtipos, diagnosticar a doença nos estágios iniciais pode culminar em tratamentos mais eficazes, oferecendo, conforme o subtipo, opções mais vantajosas para as pacientes", frisou.


Imagem
Com mais três pontos azuis, 85% das praias do Paraná estão próprias para banho
O sétimo boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (2) pelo IAT (Instituto Água e Terra), apontou que, apesar das fortes chuvas, houve uma melhora nas condições para banho nas praias e rios do Paraná.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade