Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Como é feito o tratamento?

Entenda o que é tremor essencial, condição que afeta Caetano Veloso e Djavan

Jessica Santos - Folhapress
12 ago 2022 às 19:02
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um tremor ocorre com tarefas simples, como amarrar cadarços, escrever, tocar algum instrumento. Geralmente acontece nas mãos, mas pode ser sentido nas pernas, laringe e cabeça. Essa condição tem nome: tremor essencial.


Após rumores de que Djavan teria Parkinson, devido um boato que circulou na internet, ele revelou que tem a condição. Caetano Veloso também já havia recebido o mesmo diagnóstico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que é tremor essencial?

Leia mais:

Imagem de destaque
Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde


De acordo com o neurologista e coordenador do Núcleo da Memória do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Diogo Haddad, este distúrbio do movimento é uma condição mais comum do que se pensa, sendo, inclusive, mais prevalente do que o mal de Parkinson.

Publicidade


"É uma condição que causa tremor fino, normalmente nas mãos. É um tremor associado ao movimento, sendo oposto ao do Parkinson que é um tremor de repouso. É aquele tremorzinho que quando você vai fazer um movimento, ele acaba se mostrando e aparecendo mais", explica o médico.


Quem é afetado?

Publicidade


A condição não é exclusiva de nenhuma faixa etária e é genética. O neurologista destaca que "é muito comum ver famílias inteiras que tremem. O normal é ter sintomas mais leves quando mais jovem e mais proeminentes quando fica mais velho. Não é incomum que você perceba isso".


Em geral, o tremor essencial não afeta a qualidade de vida. "Normalmente, o tremor essencial é algo relativamente tranquilo. No entanto, existem pacientes nos quais a condição se agrava a ponto de afetar a vida da pessoa". O neurologista pontua que o nervosismo pode deixar os sintomas mais intensos.

Publicidade


Como é feito o tratamento?


Para os casos que a condição se torna um incômodo, o recomendado é buscar ajuda de um neurologista que pode indicar tratamentos medicamentosos para aliviar os sintomas.


Em casos mais graves, segundo Diogo Haddad, é possível fazer um implante de estimulação cerebral profunda, que envia impulsos elétricos a determinada parte do encéfalo.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade