Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Eu escolhi esperar

Governo prepara campanha publicitária para desestimular início precoce da vida sexual

Gustavo Uribe e Talita Fernandes - Folhapress
15 jan 2020 às 10:21
- Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo Jair Bolsonaro prepara a veiculação em fevereiro de uma campanha publicitária para desestimular adolescentes e jovens a iniciarem de maneira precoce a vida sexual.

O conteúdo tem sido discutido entre os Ministérios das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos; da Saúde; e da Educação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ideia é que a campanha seja viabilizada no início do próximo mês, durante a semana nacional de prevenção da gravidez na adolescência. O Carnaval neste ano acontece no final de fevereiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR recebeu 51.830

Regional de Saúde de Londrina deve receber quase nove mil novas doses da vacina contra a dengue

Imagem de destaque
Saiba mais

Vacinação contra a dengue será ampliada para outros 101 municípios no Paraná

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago


A ideia central da publicidade é estimular a reflexão sobre o momento certo para o início da vida sexual e as consequências negativas de um processo prematuro. A campanha também deve abordar a importância do afeto e do carinho.

Publicidade


Para evitar críticas, o governo pretende deixar claro na campanha nacional que a escolha sobre o momento de iniciar a vida sexual cabe exclusivamente ao adolescente e que, caso ele decida começar de maneira precoce, é importante usar contraceptivos.


Em paralelo, a gestão federal continuará com a campanha de estímulo ao uso da camisinha, sobretudo no período do Carnaval, com a distribuição de exemplares gratuitos em locais de concentrações de foliões.

Publicidade


No início do mês, a secretária nacional da Família, Angela Gandra Martins, disse à reportagem que a pasta avalia modelos de políticas "de escolhi esperar, de retardar a relação sexual".


Segundo ela, a ideia é criar um programa para conscientizar jovens sobre o que é uma relação sexual e sobre suas consequências.

Publicidade


Questionada se a proposta também deve estimular a oferta e uso de preservativos, Martins afirma que a pasta estuda uma "nova visão" e "outro caminho" para o combate à gravidez na adolescência.


Em nota, o ministério comandado por Damares Alves afirmou que a política do uso de contraceptivos está a cargo do Ministério da Saúde e que o modelo será complementar.

Publicidade


A pasta disse ainda que "os contraceptivos não apresentam 100% de eficácia" –a maioria dos métodos mais conhecidos de prevenção, porém, tem eficácia que chega a 99%, se seguidas as recomendações de uso.


A proposta é semelhante à defendida por movimentos como o Eu Escolhi Esperar, que defende que jovens cristãos esperem o casamento para terem relações sexuais.

Procurado pela reportagem, o Ministério da Saúde disse que não vai comentar. Já a pasta das Mulheres afirmou que o conteúdo da campanha ainda não foi definido.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade