O Hospital Ortopédico de Londrina vai deixar de atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do dia 13 de abril. A decisão é do corpo clínico do hospital. Com a mudança, o hospital deixará de atender os casos de emergência e as consultas pré-agendadas, que deverão ser remarcadas em outro local. Uma faixa informando a população sobre a mudança foi colocada na fachada do hospital.
A decisão teria sido tomada devido a impasses com a prefeitura. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital, o assunto será tema de uma reunião entre a diretoria e o Conselho Municipal de Saúde, que está marcada para quinta-feira (11). Ainda assim, a princípio, enquanto a pendência não é resolvida, a suspensão se mantém para o dia 13.
Procurado pela reportagem do Bonde, o secretário municipal da saúde, Francisco Eugênio se limitou a dizer o impasse é referente a uma questão contratural e que os detalhes serão discutidos na quinta.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença
Segundo a assessoria, a prefeitura teria feito uma alteração no contrato no último mês. A mudança seria na forma de pagamento, que passaria a ser efetuado por produção, o que os médicos classificaram como inviável. Como a decisão é do corpo clínico, o hospital deixa a estrutura à disposição de outros médicos que queiram fazer o atendimento pelo SUS.