Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Desde o dia 5

Londrina investiga suspeita de morte por gripe A

Vinícius Fonseca e Marian Trigueiros - Folha de Londrina
10 mar 2010 às 08:50

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um jovem de 22 anos morreu na última sexta-feira, dia 5, em Londrina, com suspeita de gripe A. A mãe do rapaz, que era morador do Conjunto Tito Carneiro Leal (Zona Sul), disse que ele começou a sentir-se mal no dia 25 de fevereiro. ''Ele teve dores de cabeça e no corpo e também febre. Procurou um médico no dia seguinte, mas foi liberado'', contou. Entre a manifestação dos sintomas e a confirmação da morte do jovem foram apenas oito dias. A Secretaria de Saúde confirma que a morte está sendo investigada.

Ainda segundo o relato da mãe da vítima, o médico que emitiu o laudo da morte, disse que deve ter sido gripe A. ''Mas ainda não confirmaram nada'', acrescentou. Ela comentou que o rapaz era saudável e a família não tinha conhecimento que ele tivesse alguma doença. ''Ele trabalhava normalmente e nunca teve nada que necessitasse de um cuidado especial'', afirmou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Vigilância Epidemiológica do Município está investigando o caso. Segundo o secretário municipal de Saúde, Agajan Der Bedrossian, ainda é cedo para confirmar que o rapaz tenha morrido em decorrência da doença. ''Tudo dependo do retorno dos exames, que estão sendo realizado no laboratório de Curitiba'', argumentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Lamentável

58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior

Imagem de destaque
Alerta

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado

Imagem de destaque
Contínua dispersão geográfica

OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global

Imagem de destaque
Proibição

Anvisa atualiza regras sobre o uso dos 'chips da beleza'


Conforme o secretário, ainda que os exames apontem que o jovem tinha o vírus H1N1, não dá para afirmar que esta tenha sido a causa da morte. ''Uma avaliação será feita por técnicos da Vigilância para, então, podemos confirmar a suspeita. Ele pode ter morrido por vários fatores. Ter o vírus não significa que a pessoa está condenada à morte.''

Publicidade


Os exames serão confrontados com o prontuário e as informações do quadro clínico do rapaz. No entanto, não há previsão de quando o resultado irá sair. ''Tudo vai depender do laboratório'', disse o secretário. Este ano, oito casos de gripe A já foram confirmados e não houve nenhuma morte em decorrência do vírus.


Campanha

Publicidade


O Ministério da Saúde divulgou ontem resultado da pesquisa sobre a percepção do brasileiro em relação à campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1). A sondagem, feita com 1.300 pessoas de todos os Estados, no período de 20 a 24 fevereiro, aponta que 36% ainda não conhecem as datas da campanha, cuja primeira etapa teve início anteontem.


Apesar da desinformação, o brasileiro está confiante em relação à eficácia da vacina. Segundo a pesquisa, 71% das pessoas sondadas acreditam que a vacina é eficaz, 83% não têm medo de tomar vacina, e 84% dos pesquisados gostariam de tomar a vacina.

Ontem, aprovou a Medida Provisória 469, que abre crédito extraordinário de R$ 2,168 bilhões para programas dos ministérios da Saúde e dos Transportes de combate e prevenção à gripe suína. O projeto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (com agências)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo