A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação prossegue em Londrina com participação de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A partir desta terça-feira (16), a UBS do Ouro Branco deixará de ser unidade exclusiva de imunização contra Covid-19 e também passará atender a campanha, bem como as demais atribuições da unidade.
As UBSs atendem das 7h às 19h e, para receber as doses, é necessário telefonar na UBS mais próxima da residência para agendar dia e horário. Clique aqui para consultar a lista completa com os endereços e telefones de contato das UBSs.
No ato da vacinação, a criança e o adolescente devem portar um documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, além da carteira de vacina. O grupo-alvo da campanha de vacinação contra poliomielite são as crianças de um a quatro anos de idade. Elas recebem, de forma indiscriminada, a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham o esquema inicial com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP).
Leia mais:
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
A multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes de até 14 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Crianças com menos de 1 ano também devem comparecer às UBSs para avaliação da situação vacinal. Neste caso, somente é atualizada a caderneta em caso de esquemas em atraso ou não iniciado. O município conta com 6 mil crianças de zero a um ano que devem comparecer às UBSs.
As vacinas ofertadas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). As vacinas integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina contra poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
A campanha coincide com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas de maneira simultâneas ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de três anos de idade.
BALANÇO
De acordo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina, no município foram aplicadas, do início da campanha, no dia 8 de agosto, até agora, 561 doses de vacinas em crianças de um a quatro anos (grupo prioritário da campanha contra poliomielite). Elas representam 2,02% da cobertura vacinal. A campanha prosseguirá até o dia 9 de setembro.
DIA D
Neste sábado (20), acontecerá o Dia D de mobilização nacional da campanha. Em Londrina, estarão abertas as seguintes unidades, das 8h às 14h: Vivi Xavier e João Paz (região norte); Itapoã e Eldorado (sul); Armindo Guazzi e Marabá (leste); Alvorada e Santa Rita (oeste); e Guanabara e Centro (centro).