Algum tempo atrás, os consultórios de oftalmologia lotavam em épocas mais secas do ano, que propiciam o aumento da incidência de conjuntivite na população. Atualmente, é notória a quantidade de novos casos durante o ano inteiro, inclusive em estações mais úmidas. Os motivos para esse aumento: o uso excessivo do computador e do ar condicionado, além da falta de higienização das mãos.
Para o oftalmologista da Paraná Clínicas, Flávio Augusto Bassoli, é preciso que a população se conscientize sobre a importância de lavar bem as mãos, com água e sabão, uma vez que o contágio da conjuntivite se dá através do contato físico. "Quando há epidemias, como foi o caso da gripe A (H1N1), as pessoas se condicionam a fazer a higiene e assepsia das mãos", explica. "No entanto, basta o tema sair da mídia para que a maioria delas se esqueça, novamente, de lavar as mãos com frequência", alerta. De acordo com Bassoli, o álcool em gel é bastante eficiente, entretanto "água e sabão são suficientes para resolver o problema", diz.
O uso em demasia do computador e do ar condicionado também potencializam o aparecimento da conjuntivite. "Esses aparelhos contribuem com o ressecamento dos olhos e diminuem a lubrificação do globo ocular", afirma o especialista. "Quando estão em frente ao monitor, as pessoas tendem a piscar menos, ressecando o olho e expondo-o de maneira mais agressiva aos vírus e bactérias que estão no ar", diz. "Recomendo aos pacientes que se forcem a piscar mais, quando estão em frente ao computador, ou em lugares com ar condicionado; isso estimula a produção de lágrima, ou seja, a lubrificação", ressalta Bassoli.
Leia mais:
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença
A conjuntivite possui três causas: viral, bacteriana e alérgica. Os principais sintomas da doença são: sensação de areia no olho, vermelhidão, secreção (mais frequente nos casos de conjuntivite bacteriana) e, eventualmente, fotofobia, isto é, sensibilidade à luz.
Para se prevenir da conjuntivite, basta seguir as seguintes dicas:
- Lavar bem as mãos com água e sabão, com bastante frequência: ao chegar da rua, ao sair do carro, antes das refeições, etc.
- Não trocar objetos pessoais com outra pessoa, mesmo que ela não esteja com a doença;
- Evitar o contato físico com pessoas contagiadas
- Se estiver com a doença, trocar a fronha do travesseiro todos os dias e lavá-la com água e sabão;
- Utilizar lenço de papel descartável e nunca reutilizá-lo;
- Evitar o uso de ar condicionado, tanto o frio, quanto o quente;
- Procurar passar menos tempo em frente ao computador e, enquanto estiver, piscar várias vezes;
- Utilizar colírios lubrificantes (com Lide Multimídia - Assessoria de Imprensa).