Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Testes no Brasil

Multinacional inicia produção de vacina de Oxford que será testada no Brasil

Ansa Brasil
05 jun 2020 às 11:17
- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O CEO da multinacional farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, Pascal Soriot, disse que a empresa começou a produzir a vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, antes mesmo da conclusão dos estudos clínicos em seres humanos.

A candidata é baseada em um adenovírus de chimpanzés contendo a proteína spike, usada pelo vírus para agredir as células humanas. A terceira e última fase do ensaio clínico acontecerá simultaneamente no Reino Unido e no Brasil, onde o estudo é coordenado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Estamos começando a manufaturar essa vacina agora, e precisamos tê-la pronta para uso assim que tivermos os resultados", disse Soriot à emissora britânica BBC. Segundo o executivo, a AstraZeneca, que tem um acordo com Oxford para a produção da vacina em escala global, será capaz de fornecer 2 bilhões de doses.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pegou muitos de surpresa

Após uma semana de vacinação, postos de Saúde de Londrina estão sem vacina da gripe

Imagem de destaque
Estação mais seca do ano

Saiba quais cuidados tomar com a pele no outono

Imagem de destaque
Alternativa para o futuro

Procura por congelamento de óvulos aumenta: saiba como funciona

Imagem de destaque
Prevenção

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês


"Claro que essa decisão tem um risco, mas é um risco financeiro, que é o de a vacina não funcionar", acrescentou. A empresa também se comprometeu a fornecer metade de suas doses para países de baixa e média renda, graças a acordos já assinados.

Publicidade


Se a medicação funcionar, a distribuição pode começar no fim do ano, mas Soriot diz esperar descobrir até agosto se a vacina é efetiva ou não.


Brasil


O estudo clínico no Brasil recrutará pelo menos 2 mil adultos entre 18 e 55 anos, prioritariamente profissionais de saúde ou pessoas "com risco aumentado de exposição à Covid", como funcionários de limpeza e seguranças de hospitais ou motoristas de ambulâncias. Os participantes do estudo tomarão uma dose única e serão acompanhados por pelo menos 12 meses.

"Entretanto, por se tratar de uma pandemia, às vezes, se você tem alguns resultados que já podem ser obtidos antes de o estudo acabar, isso pode interferir no licenciamento da vacina, se forem resultados efetivos, então a gente está esperando que isso pode ser em breve", disse à ANSA Lily Yin Weckx, coordenadora do Crie (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais) da Unifesp, que lidera o estudo no Brasil, no início da semana.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade